FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Os docentes e as novas regras de avaliações

Recentemente, o estado de Santa Catarina regulamentou novas formas específicas de avaliação dentro do ensino regular. O governo local elaborou uma política pública falando como deve ser a avaliação no estado. Com isso, os professores precisam sem formados dentro desse novo contexto educacional. Essa inovação motivou a realização da palestra “Avaliação em novos contextos educacionais”, dentro de um momento de formação dos professores da Gerência Regional de Educação (GERED) de Chapecó (SC), dia 8 de fevereiro. O evento foi um sucesso e contou com a participação de aproximadamente 1,4 mil profissionais da Educação.

Ministrada pelas professoras-doutoras Dimanara Pereira Machado e Marcia Regina Mocelin, a palestra debateu uma abordagem interdisciplinar entre conceitos teóricos de avaliação, sociedade, legislação e os instrumentos avaliativos. As docentes buscaram fazer uma discussão com maior contato com o público presente. “Nós falávamos, fizemos dinâmica, foi uma palestra bem interativa com o público, bem dialógica. A gente provocava o público para que participasse para não ficar uma coisa só de discurso”, diz Dinamara, que é diretora da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter.

A gestora do polo de apoio presencial da Uninter em Chapecó, Andréia Demossi Perin, que estava presente no evento, relata um pouco sobre a importância da presença da Uninter na realização destes cursos implementados para a formação de professores. “Foi muito importante para fortalecer o nome da instituição no município de Chapecó, além de contribuir com a formação dos professores que atuam na rede estadual de ensino”, diz Andréia.

Segundo Dinamara, a presença da ESE nesse tipo de evento ajuda a promover novas políticas de educação, auxiliando e ajudando na formação de novos profissionais e requalificando aqueles que já estão no mercado. “O nosso curso é um dos grandes cursos que estão aí para ajudar na implementação dessas políticas de avaliação dos professores no estado de Santa Catarina”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *