Diversidade cultural sobe ao palco do Teatro Guaíra no Festival de Etnias 2025
Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNU
A 63ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná reúne mais de 1,5 mil artistas para celebrar a diversidade cultural do estado. Entre os dias 30 de junho e 10 de julho de 2025, 16 grupos folclóricos representantes de 13 etnias se apresentam no Teatro Guaíra. A Uninter marca presença no espetáculo, com a participação de professores e estudante.
No dia 7 de julho (segunda-feira), acontece a apresentação do Grupo Folclórico Polonês Wisla, do qual participa a professora da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) Aleksandra Sliwowska Bartsch Cabrita.
No dia 9 de julho (quarta-feira), na apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, o aluno do curso de Música da Uninter Genilson Ferreira participa como diretor, cantor e trombonista. Ao lado dele, se apresenta a professora Florinda Cerdeira Pimentel, como flautista.
Com 44 anos de história, o Grupo Poltava é considerado uma das maiores instituições dedicadas à preservação da cultura ucraniana no país e conta com cerca de 350 integrantes distribuídos entre os departamentos de dança (Adulto, Master e Sênior), coral, orquestra, cinco turmas infantis e a Capela de Banduristas Fialka, voltada ao ensino musical, para crianças a partir dos cinco anos.
Os ingressos para a apresentação podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Guaíra, no site Ingresso Nacional ou diretamente com os integrantes do grupo.
O trabalho do grupo foi tema do programa Art& Cultura do dia 3 de julho. Confira.
Serviço
63º Festival de Etnias
Quando: 30 de junho a 10 de julho de 2025
Onde: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR, 80060-000)
Quanto: A partir de R$35,00
Confira a programação completa
Autor: Igor Carvalho Horbach – Estagiário de Jornalismo CNUEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Toca Cultural