SOLIDARIEDADE

“Desapega que eu pego” aquece corações no inverno em Cascavel

Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

A época do inverno é o momento propício para quem deseja renovar o guarda-roupa e ainda se engajar em causas sociais. No Paraná, a Campanha do Agasalho já está em sua 11ª edição, e sempre é muito aguardada pelas instituições sociais, que arrecadam roupas e cobertores em todo o estado.

E nesse clima de solidariedade, o polo Cascavel Centro da Uninter promoveu a ação “Desapega que eu pego”, para engajar seus estudantes. “Nós motivamos os alunos a arrumarem seus guarda-roupas e trazerem seus desapegos aqui no polo. Quem trazia um desapego poderia pegar o que quisesse”, conta a gestora da unidade, Cecília Pestana.

A aluna de Pós-Graduação em Orientação Educacional Rosemari Tamanho participou da ação e adorou a iniciativa do polo. “Desapeguei de várias coisas que eu não usava e peguei algumas que seriam úteis para mim. Mas o melhor é saber que o restante vai para doação”, reforça. Ela também é formada em Licenciatura em Matemática pela Uninter.

A campanha aconteceu no mês de junho. “No final, tudo o que não foi ‘pego’ foi doado para o Albergue Noturno André Luiz, uma instituição espírita aqui da região que acolhe pessoas de rua, oferecendo-lhes abrigo e ensino. Às vezes conseguem até casa para as famílias de risco”, explica Cecília sobre o intuito da campanha.

A ação deu tão certo que o polo resolveu não parar por aí. Em um desdobramento do “Desapega”, neste mês de agosto está acontecendo a campanha “Livros que Vestem”. Os alunos levam roupas para doação e trocam por livros da biblioteca do polo que seriam descartados.

“Temos cerca de 500 livros para doar, com temas diversos como: línguas, administração, educação, contabilidade etc. São livros muito antigos e, como as bibliotecas precisam estar atualizadas, tivemos a autorização para doar”, completa a gestora. A iniciativa vai até o final de agosto e muitos alunos já estão contribuindo.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Cascavel Centro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *