Decano de 84 anos da Uninter faz palestra sobre como viver melhor

 

Viver bem e ser feliz é um desafio presente na vida do homem desde sempre, de forma consciente ou não. Um dos caminhos é a filosofia, a “ciência de viver bem”, como definiu o sábio francês Michel de Montaigne (1533-1592). A filosofia não faz sentido se não for útil na vida prática. Junte a ela as demais ciências que dela derivaram. Todas, a seu modo, buscam aplacar as angústias da alma para nos fazer viver melhor, seja nos fazendo refletir, seja nos colocando à mão a mais avançada tecnologia.

“Como a ciência e a filosofia nos ensinam a viver melhor” foi o tema da palestra realizada na quarta-feira (12) pelo professor Alvino Moser aos alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba. Moser tem graduação em Química e Filosofia, com doutorado em Ética na Universidade de Lovaine, na França. Aos 84 anos, é decano do Centro Universitário Internacional Uninter, onde leciona no mestrado em Educação e Novas Tecnologias.

A palestra foi na verdade uma conversa entre um “jovem há mais tempo” e jovens do século 21, compara o professor de filosofia Ademir Pinhelli, também docente da Uninter e quem levou Alvino Moser ao Colégio Militar. Os estudantes ficaram encantados com o otimismo do professor de 84 anos, destaca Pinhelli. “Fizeram muitas perguntas a respeito do tema e acabaram tirando muitos selfies com o encantador de adolescentes”, diz.

“Concluímos que a melhor forma de ensinar os jovens a valorizar a vida é mostrando bons exemplos, com pessoas que amam viver e dar sua contribuição à sociedade”, constata Pinhelli. “Foi gratificante promover o encontro deste jovem experiente com jovens em experiência. Está aí algo de novo para promover na Educação”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *