SÍNDROME DE DOWN

De uma simples brincadeira nasceu uma ótima ideia de inclusão

Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, estima-se que no mundo todo nascem por ano de 3 a 5 mil crianças com síndrome de Down, o equivalente a 1 bebê para cada mil nascidos vivos.

Luciana da Silva Pereira, de 39 anos, estudante de Pedagogia da Uninter em Petrópolis (RJ), teve uma inspiração quando brincava com sua filha, a pequena Mariana Pereira Santos, de 9 anos, que tem a síndrome. Ela percebeu que a menina tinha dificuldade para segurar as cartas do baralho, e então decidiu encontrar uma solução para o problema.

“De uma brincadeira informal, uma ideia surgiu. Ao propor uma partida de jogo de cartas à minha filha, percebi que havia certa dificuldade por parte dela em segurar as cartas em formato de leque, como habitualmente fazemos. Então comecei a pesquisar na internet algo ou algum objeto que pudesse ajudá-la nesse sentido”. E foi aí que tudo começou.

“Por meio da internet busquei uma imagem semelhante a algum suporte, e aí decidi reproduzi-la em casa mesmo, utilizando material reciclado. Surgiu o que se pode ver na foto, um suporte super legal, que além de prático para segurar as cartas de baralho, nos transmite também uma forma de pensar sobre os aspectos de inclusão”, conclui Luciana.

“A Luciana é uma de nossas alunas mais dedicadas do curso de Pedagogia, sempre trazendo vários conteúdos adaptados, sempre nos surpreendendo a cada trabalho”, comenta a coordenadora do polo de Petrópolis, Priscila Aparecida de Mello, sobre o olhar da estudante para a inclusão.

“Um dos muitos trabalhos da aluna que mais me deixou impressionada foi sua maquete feita para o portfólio com o tema ‘Adaptar o espaço é incluir’. Ela fez uma maquete com materiais escolares adaptados, o que nos convida a lançar um olhar especial para a questão da inclusão. Nós do polo Petrópolis também sempre incentivamos a inclusão social”, finaliza a coordenadora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Petrópolis


1 thought on “De uma simples brincadeira nasceu uma ótima ideia de inclusão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *