Das notas musicais à matemática

Com o objetivo de confrontar eventos cotidianos com a matemática, o professor do Centro Universitário Internacional UNINTER, Ricardo Zanardini, iniciou sua disciplina de Introdução ao Cálculo de uma forma diferente. O objeto levado à sala de aula do campus Carlos Gomes foi um violão.

Zanardini explica que os estudos da padronização da música aconteceram por meio do matemático Pitágoras, que construiu um instrumento de corda para que se estabelecesse a relação do comprimento das cordas com a frequência das notas musicais. Com o passar do tempo, as ideias do matemático foram aprimoradas e, hoje, temos uma padronização universal dessas notas. Associando a matéria com acontecimentos comuns, o professor trouxe o exemplo prático para os calouros. “Com isso é possível mostrar que a matemática, que para muitos parece ser algo totalmente fora da realidade, está presente em nossas vidas muito mais do que podemos imaginar”, comenta.

Segundo a coordenadora dos cursos de Gestão da Produção Industrial e Logística, Cristiane Monte Raso, essa é uma característica dos cursos: utilizar metodologias lúdicas para o aprendizado dos alunos.

 

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *