SERVIÇO SOCIAL

Curso qualifica profissionais para intervir na família em favor das crianças

A Rede de Instituições de Acolhimento de Curitiba e Região Metropolitana (RIA) representa as instituições que cuidam e acolhem crianças e adolescentes em situação de risco. Seu principal objetivo é atender menores de idade que sofreram abandono familiar, maus-tratos ou negligência e precisam de acolhimento para que seus direitos não sejam mais ameaçados ou violados.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, em 2018 a RIA trabalhava com capacidade para atender 479 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. São instituições que trabalham há mais de 40 anos no atendimento ao menor de idade afastado de suas famílias, sendo responsáveis por 90% das vagas de acolhimento em Curitiba e região metropolitana.

Muitos são os profissionais que se dedicam a essa área: assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, entre outros. Além de prestarem atendimento às crianças e adolescentes, eles também as preparam para o retorno familiar ou para o processo de integração a uma nova família.

A responsabilidade de trabalhar com situações tão delicadas, como é o caso de maus-tratos na família, exige do profissional uma atualização constante. Foi pensando nisso que o projeto de extensão “Supervisão Técnica e Acadêmica a RIA” da Uninter desenvolveu o curso “Genograma e Ecomapa: instrumentos de intervenção técnica junto às famílias”. O curso ocorreu no dia 2 de maio e foi ministrado pelo coordenador e professor do curso de Serviço Social, Dorival da Costa.

De acordo com Dorival, o curso tem como função assessorar tecnicamente ou dar subsídio técnico para as ações, tanto de gestão dos serviços como de atendimento técnico aos usuários.

“O Genograma e Ecomapa são instrumentos técnicos de conhecimento da família e de análise, possibilitando a intervenção técnica de forma mais qualificada. O curso tem como objetivo fornecer e contribuir na formação técnica e ao mesmo tempo, contribuir diretamente em serviços para a comunidade”, explica Dorival.

Participaram do curso 35 profissionais entre técnicos, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, dos serviços de acolhimento institucional e familiar de Curitiba e região metropolitana.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *