Curso de Teologia Católica recebe arcebispo de Curitiba

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

‘’Se conseguir tirar dúvidas, tirarei as dúvidas. Se não conseguir, plantarei dúvidas’’. Assim iniciou a participação do arcebispo de Curitiba Dom Peruzzo, na aula do curso de Teologia Católica da Uninter. Realizada no dia 15 de setembro, os professores Gilberto Aurélio Bordini e Cristiane de Fátima Ramos Lieuthier, tiraram dúvidas e mediaram perguntas de estudantes que participavam e questionavam via chat.

A participação do arcebispo gerou diversas questões de alunos de vários lugares do Brasil. O reflexo disso é um maior aprendizado do estudante. Dom Peruzzo esclareceu de maneira descontraída questões como Canon bíblico, deu recomendações e fez analogias, além de esclarecer também assuntos como a tradução bíblica. ‘’A língua ajuda a transmitir a experiência vivida. A história da Bíblia começou com uma língua limitada, foi transmitida em uma outra limitada e foi passando para outras línguas cheias de qualidades, belezas, mas também de limites. Aí não é tanto a precisão linguística que definem, mas o modo como eu acolho o Deus em quem creio’’, pontuou.

Além disso, outros tópicos foram debatidos durante a conversa, unindo história e a crença. “A transmissão da palavra de Deus passou também pelos limites e limitações que a história traz consigo, e também com as belezas que a história humana traz consigo’’, destacou o arcebispo.

A religião católica representa 50% da população brasileira, segundo pesquisa realizada em 2020 pelo Datafolha. Visando à capacitação das lideranças cristãs, o curso de Teologia Católica possui três anos de duração. O estudante tem várias opções de atuações, como catequista, assessor de pastoral, palestrante nas paróquias, comunidades eclesiais, movimentos e grupos sociais.

A parceria entre Uninter e o Arcebispo já é de longa data. O contato resultou no curso de Teologia Católica em 2017. Professor do curso, Márcio José Pelinsk ressalta a importância desse contato entre alunos e Dom Peruzzo. ‘’O arcebispo é um dos idealizadores do curso de graduação em Teologia Católica. A presença dele como arcebispo e como professor demonstram a credibilidade e a seriedade dos conteúdos oferecidos aos alunos, que em sua maioria, colocam em prática a formação adquirida em serviços pastorais nas comunidades católicas.’’.

A aula foi essencial para esclarecimentos, inclusive para os professores do curso. “Estamos sem palavras para dizer que foi uma belíssima aula. Esclareceu muitas coisas’’, diz padre Gilberto finalizando a participação de Dom Peruzzo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Curso de Teologia Católica recebe arcebispo de Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *