Curso de Segurança Pública da Uninter recebe medalha de entidade internacional de policiais

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

O curso de Segurança Pública da Uninter recebeu a Medalha Ônix – Mérito Policial, no dia 19.nov.2020. A honraria foi concedida pela IPA – Brasil (Associação Internacional de Polícia) durante a cerimônia de solenidade do Dia da Bandeira, no Espaço da Corte, em Brasília (DF). A Uninter foi representada pela diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Débora Veneral, e pelo coordenador do curso, Gerson Buczenko.

A premiação é conferida às instituições ou pessoas com destaque na atuação da segurança pública no Brasil. O certificado recebido pelo curso enfatiza o “reconhecimento de sua postura, ações e serviços comprometidos no interesse da sociedade brasileira”, como “exemplo a ser seguido pelos seus pares e pelas gerações vindouras”.

Débora avalia que a condecoração é mais uma forma de validação da qualidade do curso de Segurança Pública da Uninter, que também alcançou a nota máxima do MEC (Ministério da Educação) no ano passado. “Quando acontece outro reconhecimento, principalmente por instituições relacionadas à área, desse nível, acredito que nós podemos nos sentir bastante orgulhosos”.

A professora ainda antecipa a possibilidade de futuras parcerias do centro universitário com a associação na especialização de agentes públicos de segurança. Fundada na Inglaterra, em 1950, a IPA é uma entidade sem fins lucrativos e que hoje conta com mais de 370 mil afiliados em cerca de cem países.

A maior associação de policiais do mundo tem cadeira consultiva em instituições internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e OEA (Organização dos Estados Americanos). O status permite a contribuição em programas dessas organizações. No Brasil, a IPA teve sua instalação em 1962, sendo um dos 65 países com seção afiliada à associação.

Para o coordenador do curso, a homenagem atribui mais notoriedade à missão da Uninter: o acesso ao ensino superior de qualidade a quem mais precisa. “É um curso que realmente é referência no Brasil e que se faz presente em todo território nacional, fundamentalmente pensado a todos os públicos que envolvem a segurança pública nos dias de hoje”, diz Buczenko.

Como prevê o regulamento do MEC, o curso de tecnólogo em Segurança Pública é voltado aos profissionais da área que sejam concursados. O artigo 144 da Constituição Federal enumera a preservação da ordem pública por meio de órgãos como a polícia federal, polícia militar, corpo de bombeiros e guarda municipal. “Em função do ensino ser a distância, eles [profissionais de segurança pública] conseguem adequar seus horários, sua carga horária de trabalho, suas viagens e missões à realidade do ensino a distância. A Uninter tem se destacado nesse sentido”, diz o coordenador.

O curso de Tecnologia em Segurança Pública da Uninter iniciou na modalidade a distância em 2016, com idealização do vice-reitor da instituição, Jorge Bernardi. Desde então, foi responsável pela formação de 1.868 alunos, de todas as regiões do país.

A cerimônia ocorrida na capital federal também contou com a presença de autoridades dos três poderes da União, membros do governo do Distrito Federal, policiais afiliados e instituições parceiras da IPA. A associação registrou a participação de 234 pessoas, respeitando os protocolos do Ministério da Saúde, da secretaria de saúde local e da OMS (Organização Mundial da Saúde). O evento ainda celebrou o Dia do Policial Federal, com data oficial em 16.nov.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *