Curso de Relações Internacionais lança Especial Afeganistão

Autor: Sandy Lylia Silva - Estagiária de Jornalismo

O corpo docente do curso de Relações Internacionais da Uninter criou uma página personalizada para elucidar com maior profundidade o tema “Afeganistão”.

O trágico momento histórico dos atentados de 11 de setembro de 2001, quando ataques terroristas liderados por Osama Bin Laden, chefe do grupo extremista al-Qaeda, resultaram na morte de milhares de pessoas nos Estados Unidos, iniciou o conflito bélico mais longo já travado pelos norte-americanos.

O objetivo era, segundo George Walker Bush, presidente do país à época, “impedir o uso do Afeganistão como base de operações terroristas e atacar a capacidade militar do regime do Talibã.”

Duas décadas se passaram e muitas articulações na política internacional foram operacionalizadas, culminando atualmente na retirada das tropas norte-americanas do país, gerando uma verdadeira crise humanitária na região.

O compilado Especial Afeganistão explana de forma didática questões como o terrorismo, a problematização sobre os conflitos armados internacionais, conceitos de construção da paz, o histórico de invasões ao país, contextualizando a situação atual, em que o Talibã retoma o controle da nação.

O trabalho é fruto do Observatório de Conjuntura, projeto de extensão dos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política e Gestão de Partidos Políticos, criado pela iniciativa do professor Álvaro Martins Fernandes Junior, da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS),  com apoio da professora Caroline Cordeiro Viana e Silva, coordenadora de Relações Internacionais, e suporte  pedagógico dos professores André Frota e Natali Hoff. O site se encontra aberto para acesso de estudantes e comunidade em geral.

Formado em Publicidade e Propaganda e pesquisador da área de tecnologias na educação, Álvaro resolveu utilizar o “Genially”, software de criação de conteúdo interativo, para a construção do site: “Ele daria as ferramentas que eu precisava para criar um conteúdo interativo legal e também ter um acompanhamento de cliques, hoje eu sei quantas pessoas acessaram aquele conteúdo e quais geraram mais cliques”, comenta.

Para Natali, a sugestão do link interativo foi muito acertada, pois organizou os vários conteúdos produzidos sobre o Afeganistão. “Tínhamos muito material interessante com conhecimento aprofundado, mas estavam espalhados, achamos a ideia muito legal, pois facilitou o acesso a diferentes tópicos que tratam de um mesmo assunto que está posto, e que precisa ser analisado, facilitando assim o entendimento sobre a situação atual no Afeganistão“.

Os conteúdos disponibilizados para o estudo são em formato digital, e incluem lives, cursos de extensão, artigos e textos produzidos para veículos jornalísticos.

Segundo Frota, recursos de tecnologias digitais gratuitas como esta são muito  facilitadoras. “Elas captam todo o trabalho coletivo realizado pelos professores, com acesso prático e didático, tanto para alunos, quanto para a comunidade externa, uma solução de comunicação muito direta”, afirma.

Nos Cursos de Extensão, como “Terrorismo e as Relações Internacionais”, “Afeganistão – a construção da paz e Conflitos Internacionais” (disponibilizado gratuitamente), o estudante terá acesso a textos e videoaulas, e obterá certificado (com carga horária de 60 horas) ao atingir nota igual ou superior a 70, conforme critérios de avaliação.

Maiores informações podem ser acessadas através da página oficial curso de Relações Internacionais da Uninter pelo Facebook neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia Silva - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Balazsgardi/Wikimedia Commons


1 thought on “Curso de Relações Internacionais lança Especial Afeganistão

  1. Diplomado da Escola Superior de Guerra – ESG , integrante da International Police Association – Associação Internacional de Policia , o referido Curso de Relações Internacional , ministrada pela UNINTER , com o tema Especial Afeganistão , elucida profundamente os conflitos no mundo , com suas estratégias , com base de operações internacionais terroristas. Parabéns a Instituição que soube muito bem elaborar o tema assim como sua banca . Abraços afetuosos e adesguiano Atenciosamente . Diplo ADESG – AP. JESY MONTEIRO GONÇALVES Representante Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG . Ps. O referido curso Relações Internacionais com o tema Especial Afeganistão é gratuito, como posso para me escrever. Macapá , 30 de setembro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *