Curso de Gestão Pública levou Toninho à câmara de vereadores

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

O egresso Antonio Carlos Uller, mais conhecido como Toninho Uller, encontrou na Uninter a oportunidade de crescer profissionalmente. Desde que concluiu o curso de Tecnologia em Gestão Pública, em 2013, sua vida foi transformada. Por causa da formação, o ex-aluno conseguiu excelentes cargos públicos e hoje é vereador da cidade de Navegantes, no estado de Santa Catarina.

Atuar na gestão pública nunca foi um sonho, mas uma vontade que se construiu ao longo do tempo. Surgiu quando Toninho fazia parte do ministério da fé e política da sua igreja, no movimento da Renovação Carismática Católica. “Em 2012, pensei em me candidatar a vereador na minha cidade. E, caso fosse eleito, eu precisaria ter um pouco de conhecimento em serviço público. Então, fui buscar formas de me capacitar e foi aí que encontrei a Uninter”, conta.

Toninho comenta que não estudava desde 1986, ano em que terminou o “segundo grau”, hoje chamado de Ensino Médio. Ele ressalta que o tempo fora das salas de aula não foi um impeditivo. “Quando entrei na Uninter, eu tive muita facilidade com a sistema da instituição e consegui concluir o curso dentro do prazo normal. Eu fiquei em recuperação em só uma matéria, mas nas outras tive muita facilidade (risos)”, recorda o egresso, que fez o curso no polo de Navegantes (SC).

O curso de tem duração de 2 anos, sendo uma ótima opção para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho ou aprimorar os conhecimentos em gestão pública, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Em 2014, no ano seguinte da conclusão do curso, Toninho foi chamado para ser diretor de uma escola em sua cidade. Depois disso, prestou concurso público, passou em terceiro lugar e se tornou o primeiro servidor público a ser efetivado no município.

“Fui o primeiro orientador social a ser efetivado na cidade, isso foi muito importante. Depois, em 2016, devido à minha formação acadêmica, me ofereceram a coordenação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Depois eu coordenei um outro CRAS também. Então, foi maravilhoso”, afirma.

Com todo o impacto positivo construído, Toninho resolveu se candidatar a vereador a fim de fazer mais pelo município. Ele foi eleito em 2020, com 587 votos dos 36 mil válidos, e comenta que a graduação tem sido de grande valia em suas rotinas como representante público. “Às vezes, surgem situações específicas e sei como conduzir, porque tenho uma formação. É claro que a prática sempre ajuda muito nessas situações, mas tendo um conhecimento de estudo facilita bastante”, comenta o vereador.

O ex-aluno ainda agradece todo carinho e suporte do polo local. “Quero fazer um agradecimento ao Paulo Ramos [gestor do polo à época da formação] pela coragem dele em trazer para Navegantes uma faculdade para que as pessoas pudessem se capacitar. Eu achei maravilhoso. Sempre tive muito apoio do pessoal do polo. Antes, o município tinha apenas uma faculdade, aí o Paulo trouxe a Uninter para cá. Fazer esse curso foi um divisor de águas. Agradeço muito à Uninter por ter feito a diferença na minha vida”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *