Criatividade tira os alunos do polo de Itajubá do lugar-comum

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

“Criatividade implica em fugir do óbvio, seguro e previsível para produzir algo novo”, disse certa vez o célebre psicólogo norte-americano Joy Paul Guilford. Essa característica permite ao ser humano criar, inventar e inovar em diversos campos. Foi por meio da criatividade que um dos trabalhos pedagógicos se destacou no curso a distância de licenciatura em Artes Visuais no polo da Uninter em Itajubá (MG).

O podcast (espécie de programa de rádio, mas que se pode ouvir quando quiser) era para ser apenas um dos trabalhos do portfólio de atividades pedagógicas, mas Welton Antonio Gonçalves, de 23 anos, resolveu criar algo diferente para fugir da monotonia. Assim, criou um podcast inspirado na sua experiência com a educação a distância.

A coordenadora do polo, Mirian Ribeiro de Oliveira Rodrigues ressalta que o trabalho se destacou pela criatividade e espontaneidade. “Ele utilizou uma ferramenta simples para fazer algo divertido”, diz. Welton explica que escolheu o curso porque já trabalhava com a área artística e quis expandir seus conhecimentos, possibilitando maior abrangência nesse meio.

A elaboração do trabalho foi simples. Welton conta que a tutora do curso havia explicado como seriam as provas e os trabalhos e falou da criação do podcast. “Perguntei para a tutora se poderia cantar no podcast e ela disse que sim. Então, pensei que seria um diferencial e eu poderia trazer um pouco mais do meu lado artístico para a apresentação. E no fim, foi muito bem recebido”, explica.

“A criatividade é fundamental para a arte, porque a partir da criatividade, como a própria palavra diz, você cria a atividade, você pensa, você cria uma essência e aplica. Essa é a base da criatividade, é a partir dela que é possível executar qualquer expressão”, conclui.

O polo de Itajubá (MG) oferece 40 cursos de graduação a distância (EAD), com apoio de tutores que auxiliam em todo o processo de aprendizagem. Para conhecer os polos Uninter pelo Brasil clique aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *