CREA reconhece os cursos de Engenharia da Uninter

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

A Escola Politécnica da Uninter recebeu no último dia 19.mai.2020 uma notícia muito aguardada pela comunidade acadêmica. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) deferiu em sessão plenária a solicitação de cadastramento dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica. O credenciamento dos 3 cursos se deu tanto na modalidade presencial quanto na educação a distância (EAD).

O que isso significa para os alunos?

“O cadastramento de um curso no CREA significa que o mesmo tem em sua grade curricular as disciplinas necessárias para a formação de um egresso pronto para atuar no mercado, ou seja, as disciplinas ministradas ao longo do curso vão formando o perfil do egresso, atendendo com isso às competências e habilidades necessárias”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Douglas Agostinho.

A partir de agora, todos os alunos que se formaram no início de 2020, e os demais engenheiros que a Uninter irá formar no futuro, poderão solicitar seus registros profissionais e obter um documento que reconhece legalmente sua atuação como engenheiro.

Os credenciamentos dos cursos da Uninter foram realizados na regional do CREA no Paraná, estado onde a instituição está sediada. O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Juliano de Mello Pedroso, explica que, depois de formados, os alunos devem procurar a regional do CREA de sua localidade, em qualquer estado.

Segundo ele, é necessário preencher o requerimento, apresentar os documentos solicitados e realizar o pagamento da taxa para que o documento de registro seja concedido. A decisão do CREA Paraná é replicada para os outros estados da federação.

O coordenador do curso de Engenharia da Computação, Rafael Wiecheteck, celebra a notícia. “O cadastramento veio no momento certo, pois neste ano formamos nossas primeiras turmas. Somos um dos primeiros cursos de engenharia de computação a distância credenciados no Paraná e nossos alunos receberão atribuição conforme o artigo 9º da Resolução, estando aptos a trabalhar com sistemas eletrônicos e sistemas computacionais. É uma conquista importante, mostra todo trabalho que tem sido feito e nos reconhece como um curso sério e de muita qualidade”.

 Três áreas para a Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica ainda celebra outra conquista. Ao atender os artigos 8º e 9º da resolução 218/73 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o curso recebeu as atribuições profissionais na área de Eletrônica e Telecomunicações (Art. 9º) e Eletrotécnica (Art.8º).

De acordo com o coordenador, essa foi a melhor resposta possível à solicitação. “Isso é um grande diferencial da nossa instituição. O aluno que conclui sua graduação em Engenharia Elétrica na Uninter estará habilitado a trabalhar em qualquer uma das três áreas”, comemora Juliano de Mello Pedroso.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


32 thoughts on “CREA reconhece os cursos de Engenharia da Uninter

  1. Parabéns a Uninter, aos professores, equipe pedagógica, funcionários, e aos alunos dos cursos das engenharias!
    Uma conquista muito importante e que coloca a instituição em um patamar cada vez maior de qualidade!

  2. Se o CREA-PR não reconhecesse o curso iria mais cedo ou mais tarde ser reconhecido após os alunos ajuizarem e conquistarem seus direitos perante o MEC, o referido conselho apenas facilitou as ações evitando guerrear e perder em juízo, parabenizo o presidente por reconhecer que em um futuro próximo não haverá mais salas de aulas, o EAD é a realidade do século XXI chegando para ficar.⭐️⭐️

  3. Eu havia recebido informação da minha Tutora, que o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, havia sido reconhecido pelo CREA/PR, e que os alunos de outros estados, deveriam procurar o CREA de sua região.
    Ocorre que o CRE/DF não reconhece o curso como também a UNINTER não possui Registro, e me recomendou procurar o CFT – Conselho Federal de Técnicos, este por sua vez também não reconhece o Curso para Registro, apenas para nível médio, e me recomendou o CRA, que está analisando.
    Pergundo a vocês: Qual seria o Conselho que os alunos graduados e TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL, pode realizar seu Registro Profissiona l?

    1. Olá, José Roberto. Segue resposta de um dos professores do curso de tecnologia em gestão ambiental:

      “Para se cadastrar no CREA, basta o aluno se dirigira ao CREA da sua localidade e informar que o curso de Gestão Ambiental UNINTER está cadastrado no CREA/PR sob o número de Certidão nº: 26780/2019.
      Ainda, informamos que, de acordo com a Resolução CONFEA nº 1.073/2016 (em seu artigo 8º – parágrafo único) que Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia:
      DO REGISTRO E DAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS
      Art. 8º Os profissionais habilitados só poderão exercer a profissão após o registro no Conselho Regional da circunscrição onde se encontrar o local de sua atividade.
      Parágrafo único. A atribuição inicial de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais, bem como a extensão de atribuições, para os diplomados nos respectivos níveis de formação abrangidos pelas diferentes profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea será efetuada pelo Crea estritamente em conformidade com a análise do Crea da circunscrição na qual se encontra estabelecida a instituição de ensino ou a sede do campus avançado, conforme o caso, incluindo o respectivo registro no Sistema de Informações Confea/Crea – SIC.
      Assim, isso significa que, embora o curso esteja registrado no CREA/PR, o egresso do curso pode se registrar em qualquer CREA do país.”

  4. Minha dúvida é: Se o curso de Eng. Elétrica com Habilitação em Eletrônica estando credenciado no CREA, recebendo as atribuições profissionais nas áreas de Eletrônica e Telecomunicações (Art. 9º) e Eletrotécnica (Art.8º), eu poderia assinar quaisquer projetos referentes a BT, MT e AT?
    Pois recebi a seguinte resposta no chat virtual da Uninter há alguns dias atrás: “É importante destacar que este curso não tem garantia de recebimento das atribuições do Art. 8° (que compreende a área de Eletrotécnica), já que não é o foco de nosso curso.”

    1. Olá. Abaixo segue resposta do coordenador do curso:

      “O curso foi registrado no Crea e recebeu os artigos 8 e 9 ou seja eletrônica e eletrotécnica e telecomunicações.
      Agora a garantia, não é dado por diversos motivos. Por exemplo existem diversas taxas que o aluno deve pagar.
      Mas de fizer todas as determinações o aluno terá como assinar projetos de eletrotécnica sim”.

  5. Eu terminei o Bacharelado em Geografia pela Uninter em dezembro de 2020, os profissionais Geografos devem se registrar no CREA porém ainda não consegui pois alegam que o referido curso da Uninter não está cadastrado junto ao Crea/PR. Alguma previsão de quando teremos o reconhecimento do curso de Bacharelado em Geografia pelo Crea/PR?

    1. Olá! De acordo com a coordenação do curso, esse reconhecimento era para ter sido realizado junto ao MEC no ano de 2020, o que não aconteceu devido a pandemia. Estima-se que seja realizado em 2021, porém, ainda sem previsão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *