Cooperativismo, um caminho para conquistar a casa própria

Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

Você sabe o que é cooperativismo habitacional? Trata-se de uma estratégia para ajudar pessoas que pretendem realizar o sonho da casa própria de forma justa e barata, através de associações de moradores que se organizam pelo país afora.

Para apresentar este conceito, o historiador Ivanio Dickmann participou de um debate com alunos e professores do curso de Serviço Social da Uninter, no dia 22.nov.2019, no campus Garcez, em Curitiba (PR). O tema do debate foi “Cooperativismo habitacional como ferramenta de superação do mito da casa própria”.

Além de conversar e tirar dúvidas dos alunos, Ivanio falou sobre sua experiência pessoal como cooperativista. “É de interesse mútuo aprofundar os conhecimentos sobre como funciona uma cooperativa, afim de podermos dialogar sobre como a universidade contribui com estes processos populares”, explica.

Muitas pessoas pensam que as cooperativas têm vínculos com bancos ou concessionárias de crédito. Mas isso não é verdade, pois “as cooperativas são autônomas, contudo, os cooperativistas têm necessidade de crédito para poder produzir suas unidades habitacionais”, diz o historiador. Numa cooperativa, valor final cobrado para construir o imóvel próprio pode ser até 50% abaixo do preço de mercado.

A forma com que Ivanio procede em sua cooperativa é a partir de uma poupança coletiva. “Participamos mensalmente das reuniões onde tomamos decisões sobre o que vamos construir, coletivamente”, explica.

As cooperativas habitacionais se autorregulam, ou seja, quem participa delas deve se envolver com a gestão do negócio, pois para que os planos saiam do papel, os próprios cooperativados precisam tomar as decisões e iniciativas.

Por fim, Ivanio dá dicas para quem deseja participar ou abrir uma cooperativa: “Visite uma já construída e dialogue com os cooperativados. A vida é a melhor escola! Nesse contato, os interessados poderão tirar dúvidas, ver como são os resultados e, depois disso, decidir se esse projeto serve ou não para as suas vidas”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *