Congresso internacional de EAD inspira projetos para Engenharia de Produção

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Entre as grandes vantagens da educação a distância está a de oferecer conteúdos de qualidade em larga escala. Graças à modalidade, pessoas nos lugares mais remotos e afastados têm a oportunidade de se formar no ensino superior assim como os que vivem nas grandes cidades.

O 25° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) ocorreu entre os dias 20 e 24.out.2019, na cidade de Poço de Caldas (MG), e reuniu pesquisadores de todo o Brasil para discutir metodologias de ensino da modalidade. Este ano, teve como tema principal as abordagens híbridas na EAD. O congresso da ABED ocorre anualmente e possibilita aos participantes de diversas instituições de todo o país uma valiosa troca de conhecimentos.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção da Uninter, Douglas Soares Agostinho, esteve presente. Ele fala sobre uma estratégia que criou, a análise trifocal, que apresentou durante o congresso. “Foi o foco de minha apresentação nesse congresso, e se trata de uma atividade prática em que o aluno recebe um desafio do professor, normalmente um caso real”, esclarece Douglas.

O professor ainda explica como isso se dá na prática. “Primeiramente o aluno resolve esse desafio com base na teoria estudada por meio de cálculos. Na sequência, faz a simulação desse desafio nos laboratórios virtuais e depois realiza na prática real. Utilizando o Kit Polo, após as três análises, o aluno finaliza com um relatório comparativo entre os 3 resultados obtidos e faz suas considerações sobre os mesmos”.

Douglas observou duas novidades dentre os diversos trabalhos que assistiu no congresso, e pretende gradativamente incorporá-las ao curso de Engenharia de Produção. A primeira delas é a utilização da ferramenta Kahoot nas aulas ao vivo na educação a distância, que possibilita que o professor consiga visualizar o grau de aprendizado dos estudantes em relação ao conteúdo ministrado, e com isso fazer vídeos tutorias reforçando determinado assunto que não foi bem assimilado.

A segunda é a utilização de vídeos 360° em visitas técnicas em áreas fabris, onde em cada etapa é explicado o trabalho que está sendo realizado, permitindo assim a alunos que nunca tiveram contato ou visto algum equipamento ou máquina ter uma ideia do que é, para que serve, e como trabalha.

“Todo o esforço que nós professores dedicamos à educação a distância é de vital importância para a formação de profissionais qualificados. Mesmo que nossos alunos estejam em qualquer lugar do Brasil, o nível de qualidade e de exigência é o mesmo e com isso podemos proporcionar a eles a oportunidade de ter um curso superior e melhorar a qualidade de vida”, concluiu Douglas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *