Área da saúde em evidência no XV Encontro de Iniciação Científica da Uninter

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

As salas de aula da Uninter no campus Garcez, em Curitiba (PR), tornaram-se palco das comunicações orais do XV Encontro de Iniciação Científica (Enfoc), o maior encontro científico da instituição, durante toda a manhã do dia 9 de novembro. Cada sala trabalhou um tema específico, determinado pelos Grupos de Trabalho (GT). Ao todo, 38 salas ficaram reservadas às apresentações presenciais, e mais sete às exposições de alunos que não estavam em Curitiba.

O GT Gestão em saúde, governança e cuidados interdisciplinares em saúde, por exemplo, ocupou dois espaços presenciais. Seu objetivo era reunir pesquisadores que focam na organização social, na gestão e governança da saúde, nos indicadores de saúde e meio ambiente e nos cuidados interdisciplinares em saúde de serviços públicos e privados.

Para o professor Cristiano Caveião, responsável por gerenciar as apresentações deste GT, ter um grupo que trata desse tema é muito importante em um evento de iniciação científica como o Enfoc. “Esse tema, hoje, acaba sendo de grande abrangência para os cursos da área da Saúde, porque ele envolve mais do que uma área de atuação dos nossos alunos”, justifica.

Caveião também menciona que, além do objetivo de reunir pesquisadores que estudam a mesma área, o GT buscou integrar o conhecimento dos alunos dentro da área de gestão e governabilidade e apresentar à comunidade tudo o que está sendo desenvolvido pela Uninter.

“Isso faz com que o aluno possa demonstrar as pesquisas que ele realizou durante o programa de iniciação científica, e não só os alunos, mas também o que os nossos professores têm de pesquisa. A partir disso, a gente demonstrar tudo o que está acontecendo, hoje, dentro da instituição”, explica.

Vinte e um artigos foram expostos dentro da proposta do grupo, sendo 15 deles de forma presencial e seis a distância. Um dos trabalhos apresentados foi a pesquisa Análise comparativa de governança municipal entre estados da região sul brasileira, produzido por docentes do Grupo Uninter.

Para a professora Ivana Busato, uma das responsáveis pela pesquisa, participar do Enfoc 2019 foi essencial para trocar experiências com os alunos e, principalmente, com outras instituições. “Possibilitou trocarmos experiências com outras instituições para organizarmos o planejamento dos cursos Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Superior de Tecnologia em Gestão e Saúde Pública”, comenta Ivana.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *