Conferência municipal traça planos para inclusão e qualidade na educação

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação e o Fórum Municipal de Educação de Curitiba realizaram nos dias 2 e 3 de dezembro a etapa final da 1ª Conferência Municipal de Educação de Curitiba. Preparação para a Conferência Nacional de Educação (Conae), o encontro serviu ainda para discutir temas visando à qualidade da educação e para dar subsídios à elaboração do Plano Municipal de Educação (PNE).

A próxima Conae terá como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2022, em Brasília. Trata-se de um importante espaço democrático aberto ao público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional.

Realizadas em todo o país, as conferências municipais são uma preparação à conferência nacional ao discutir tópicos que vão desde políticas públicas para a educação infantil até a pós-graduação. A conferência de Curitiba fundamentou o Plano Municipal da Educação, documento com validade de dez anos que define prioridades e assegura as políticas educacionais do município.

De forma remota, o encontro contou com a participação de diversos órgãos, sindicatos, instituições e interessados em discutir os rumos da educação brasileira. O reitor da Uninter, Benhur Gaio, marcou presença no debate para contribuir com esse momento de reflexão no cenário pós-pandemia. Benhur enfatizou o compromisso da Uninter em democratizar o ensino superior por meio da educação a distância e ressaltou a importância de programas sociais como o Prouni.

“A Uninter está engajada nesse processo de estruturação do novo Plano Nacional de Educação. Fazemos parte do Conselho Municipal de Educação de Curitiba e estamos à disposição para debater e oferecer nossas estruturas, nosso corpo docente, recursos e tudo aquilo que seja relevante e importante para a construção desse novo plano nacional de educação”, disse o reitor.

A diretora da Escola Superior de Educação da Uninter, Dinamara Machado, fez uma palestra na mesa de debates do eixo PNE 2024-2034: valorização dos profissionais da educação, no qual se discute a formação dos docentes, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde, além do desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.

“Participar de espaços democráticos de discussão é reafirmar nosso papel na formação dos professores. Ter diretrizes e metas significa acreditarmos que é possível transformar apesar dos diferentes cenários mundiais que impactam diretamente em nossas vidas”, destacou Dinamara.

A mesa de abertura com a participação do reitor Benhur Gaio foi transmitida via YouTube no canal da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e segue disponível para livre acesso clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *