Competências desejadas para lideranças na área de Processos Químicos são destaque em programa

Não é incomum profissionais almejarem alcançar melhores posições dentro da empresa em que atuam. Para quem busca crescer profissionalmente e alcançar uma promoção, podem surgir muitos questionamentos. O que deve ser feito para alcançar os objetivos? Quais as habilidades necessárias para uma posição de destaque?

As competências desejadas nos líderes de operações em processos químicos foi o tema abordado durante o segundo encontro do projeto de extensão Processos Químicos em debate, realizado no dia 01.abr. 2022.

A roda de conversa com os alunos foi conduzida pela coordenadora do curso Tecnologia em Processos Químicos da  Uninter, Ana Carolina Tedeschi, e teve como convidado o engenheiro André da Luz Lemos.

Para exercer uma liderança e ter protagonismo, a postura do colaborador é bem importante. “Colocar o pé na porta, buscar uma oportunidade e mostrar que é capaz, se conhecer, conhecer os pontos fortes e pontos a melhorar, ter constância num aprendizado que possa agregar de forma positiva”, aponta Lemos.

Além do autoconhecimento, também é necessário conhecer a fundo o ambiente de trabalho. “Saber visualizar a cultura da empresa e como vai se adaptar dentro dela, entender o seu papel para contribuir como um todo”, avalia.

Segundo o engenheiro, para alcançar o protagonismo, é preciso encontrar soluções e mostrar resultados positivos onde outros só veem problemas. “Precisa sentir-se incomodado. Seja protagonista, mas de forma proativa, não espere que sugiram ou mandem o que deve fazer e esteja sempre preparado para as adversidades do dia a dia”, destaca entre as atitudes que fazem a diferença no meio industrial.

As habilidades que destacam os bons profissionais dos demais vão se aprimorando ao longo do tempo. “O profissional precisa estudar e compreender detalhadamente todos os processos que envolvem a atuação, não se contentar com as respostas básicas e sem conteúdo, preparar-se para ser referência, treinar e propagar conhecimentos. Para ser um líder inspirador é preciso atuar como exemplo e ser um bom ouvinte, ter interesse em conhecer e aplicar as diversas disciplinas de gestão, pessoas e custos, saber elencar as prioridades e aprimorar a gestão de riscos e oportunidades”, concluiu.

O Processos Químicos em Debate é um projeto de extensão do curso Tecnologia em Processos Químicos, que promove rodas de conversas entre alunos e convidados. Na edição anterior, o tema tratado foi a carreira de tecnólogo. Todo o material fica gravado e disponível para os estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Participantes que concluírem o curso e foram aprovados na avaliação recebem a certificação de horas complementares.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *