Como usar o ChatGPT no e-commerce

Autor: Luciano Furtado C. Francisco (*)

Você já ouviu falar do ChapGPT? Provavelmente sim e pode ser que até já o tenha usado. O ChatGPT é um produto da OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos que realiza pesquisas em inteligência artificial (IA). Funciona online, foi lançado no final de 2022 e consiste em um robô (bot) especializado na geração de textos a partir de perguntas bem específicas. Por exemplo, você pode escrever no campo de perguntas da ferramenta: Como fazer um bolo de aniversário de criança? e clicar para que o bot te responda. Após alguns segundos, ele vai exibir uma receita completa de um bolo de aniversário infantil. O ChatGPT pode resolver equações, escrever textos, corrigir códigos de programação, traduzir idiomas, criar resumos, fazer recomendações, classificar coisas, explicar o que algo faz e muito mais.  A ferramenta tem sido bastante comentada, elogiada, criticada e avaliada de forma intensa desde seu lançamento. E há os que buscam encontrar maneiras de usá-la nos negócios, de modo a otimizar processos e atividades diversas. No e-commerce, por exemplo, não há como negar que o ChatGPT pode ser útil para os gestores e profissionais de comércio eletrônico em algumas situações, como: 

-Respostas a contatos de clientes 

Por ser um bot, o ChatGPT pode ser útil para gerar respostas personalizadas para clientes, até mesmo em sites de reclamações. Para isso, basta pedir à ferramenta que escreva uma resposta ao texto e colar o texto no campo de pergunta. A ferramenta vai gerar um texto de resposta em poucos segundos, que pode ser complementada pelo profissional da loja, antes de enviar. Economiza tempo e a resposta é bem personalizada. 

– Textos para redes sociais 

É possível pedir para o ChatGPT criar, por exemplo, um texto para uma postagem de carrossel no Instagram, apenas informando o nome do produto, qual o teor da postagem e mais algumas informações.  Muito prático, mas de novo, pode ser necessário alguns ajustes, que fazem parte do processo. E vale para quaisquer redes sociais. 

– Textos de e-mail marketing 

Aqui é possível até mesmo criar vários textos, conforme os diversos públicos a serem contatados. Pode-se também informar a quantidade de parágrafos. Por fim, ajustar o que for necessário e disparar as mensagens. 

– Descrições de produtos 

Outra utilização bem interessante. Sabemos que a cópia pura e simples de descrições de outros sites é penalizada pelo Google, que percebe o CTRL+C/CTRL+V e rebaixa a posição do site nas pesquisas. Para isso, é importante fazer descrições originais. Porém, é possível com o ChatGPT pedir desde a descrição completa ou usar um texto-base, do fornecedor, e pedir uma descrição baseada nele. 

-Recomendações personalizadas 

O ChatGPT também pode ser uma ferramenta valiosa para impulsionar as vendas em negócios online. Com sua inteligência artificial, os chatbots podem fornecer uma experiência de compra mais satisfatória e personalizada para os clientes. É possível oferecer sugestões de produtos com base no histórico de compras do cliente, bem como em suas preferências e comportamentos de navegação no site. O ChatGPT também pode oferecer promoções e descontos exclusivos para incentivar os clientes a finalizar suas compras. A plataforma pode enviar notificações sobre promoções especiais, cupons de desconto e até mesmo sugerir produtos com preços mais acessíveis, tudo de forma automatizada. 

Todavia, é importante observar que o ChatGPT tem algumas limitações.  O ChatGPT pode não ser capaz de fornecer respostas precisas e relevantes a todas as perguntas de clientes. Em alguns casos, pode ser necessário encaminhar o cliente para um atendimento humano para garantir que suas necessidades sejam atendidas adequadamente. 

Em resumo, hoje o ChatGPT pode ser um ótimo recurso na operação e administração de uma loja virtual, mas é importante reconhecer suas limitações e usá-lo em conjunto com outros recursos e profissionais especializados para garantir o sucesso do negócio. 

Resta ver como será a evolução da ferramenta (o próprio site da AI informa que o ChatGPT pode dar respostas erradas ou imprecisas em alguns casos). Seu algoritmo está na versão 3.0 e a AI promete para 2023 o lançamento da versão 4.0, certamente, ainda mais aprimorado. O futuro dirá, mas uma coisa é certa: a inteligência artificial chegou a um estágio de consumo de massa e já não é mais algo da ficção científica. Ela já faz parte de nossa vida. 

*Luciano Furtado C. Francisco é analista de sistemas, administrador e especialista em plataformas de e-commerce. É professor do Centro Universitário Internacional – Uninter, onde é tutor no curso de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos e no curso de Logística. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Luciano Furtado C. Francisco (*)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *