Estudantes de Jornalismo realizam visita técnica nas sedes da Uninter

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Estudantes do curso de Jornalismo da Uninter viveram uma manhã de aprendizagem e troca de experiências nas sedes do centro universitário, em Curitiba (PR), no dia 17 de março. Em uma iniciativa que uniu a graduação com a Central de Notícias Uninter (CNU), os acadêmicos conheceram de perto as instalações do curso e do setor de comunicação.

Na manhã de sexta-feira, os estudantes se encontraram no campus Garcez da Uninter, região central da capital, e foram recepcionados pelo coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do edifício e alocações das escolas superiores, assim como o auditório e estúdios do prédio.

“Os alunos puderam conhecer as instalações da Uninter e uma parte do corpo docente do curso. Foi uma atividade muito importante para os alunos e também para nós, professores, conhecermos um pouco mais sobre quem são os novos estudantes de jornalismo. Espero que possamos repetir a iniciativa em outros momentos”, afirma o coordenador.

William Ferreira, que é advogado e escolheu o jornalismo como segunda formação, diz que decidiu pela Uninter devido à qualidade “do material, dos professores e da estrutura”. No entanto, ingressou na graduação em meio à pandemia e ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer a instituição mais de perto, pessoalmente. “Foi uma integração muito agradável, gostosa. Serviu para nos empenharmos mais nos estudos. Agradeço muito”, comenta.

Leandro Emanuel Bianco, vinculado ao polo da Uninter em Irati (PR), viajou mais de 150 quilômetros para realizar a visita e conta que gostou “bastante” do que viu. “A parte dos estúdios e também os relatos dos professores, foi algo bastante importante. Vai dar um ânimo maior para os estudos”, afirma.

Na sequência, os estudantes seguiram para o encontro com o gestor e editor-chefe da CNU, Mauri König, a professora e editora da CNU, Larissa Drabeski, e toda a equipe do site e da Rádio Uninter. Os profissionais promoveram um momento de bate-papo, relatos e troca de experiências na sede Mossunguê, onde ficam a redação e o estúdio.

“Para nós, que trabalhamos na produção de conteúdo de notícias pela CNU e de conteúdos didáticos para o curso, é muito bacana ver de perto a reação dos estudantes ao conhecerem a nossa estrutura. Ver o brilho nos olhos deles quando falamos do processo de produção jornalística traz ainda mais motivação para o nosso trabalho”, garante Larissa.

O grupo ainda teve a chance de conhecer os Estúdios Uninter, localizados na sede Araucárias, onde são gravadas as aulas que os alunos da educação a distância (EAD) assistem de casa.

“Eu achei superinteressante a experiência de vir aqui, conhecer todas as instalações onde são gravadas as aulas, a redação, a rádio. Me senti com mais vontade de conhecer as diferentes áreas dentro do jornalismo e aprender a como desempenhar cada uma delas. Uma experiência muito enriquecedora”, conta Camila Fernandes de Salvo, que é vinculada ao polo Garcez e já possui formação em Letras.

Já Mariana Ligeiri Alves, também vinculada ao polo Garcez, conta que foi uma experiência muito nova em sua vida, porque “não fazia ideia” de como funcionava o jornalismo nos bastidores, mas garante que “foi uma experiência extraordinária” e que vai guardar “para o resto da vida”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Leonardo Túlio Rodrigues


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *