Marketing prático

Como tornar uma marca conhecida

Muitas vezes é comum nos lembrarmos de uma marca antes mesmo de pensar no próprio produto mencionado. Por exemplo, ao falar de refrigerante, qual a primeira marca que vem à sua mente? Se te perguntarem sobre amido de milho, qual marca lhe ocorre? E quando se fala de hastes flexíveis, você sabe o que é? Provavelmente todos os produtos citados até agora foram lembrados por meio de alguma marca em particular.

Realizar um planejamento estratégico para descobrir como fazer a empresa crescer, definir as funções de cada um dentro deste plano e investir fortemente no marketing e divulgação são passos importantes para tornar a marca visível. Existem vários cases, ou casos, de sucesso que podem comprovar a eficácia de um bom investimento e fortalecimento de marca. A Lac Lelo, parceira da Uninter do polo de São José do Cedro (SC), é um exemplo disso. Ela decidiu fortalecer o nome da empresa na região e aumentar a sua visibilidade.

Todo este processo de mudanças e de gestão foi explicado para os alunos da dos cursos de Administração e Ciências Contábeis deste polo da Uninter em Santa Catarina. A atividade aconteceu no início deste mês e foi uma visita ao Empório Lac Lelo, que é um ponto de vendas da empresa na cidade.

“Nós normalmente temos este hábito de, juntamente com a questão teórica que os alunos têm em sala, organizar atividades que fazem com que eles fiquem mais próximos das empresas e da parte prática do curso. Os representantes da empresa conversaram bastante com os alunos sobre marketing, sobre a importância de fortalecer a marca, além de falar sobre o case de sucesso que é a empresa”, diz a gestora de polo de São José do Cedro, Andréia Luiza Demossi Perin.

A gestora relatou que o passeio tentou mostrar um caso próximo dos alunos de uma empresa que está buscando ser mais visualizada e, portanto, de que forma ela está fazendo isso. “Eles construíram estruturas novas, com um auditório para poder falar da empresa, oferecem um espaço destinado para a degustação dos produtos fabricados e também criaram uma choperia que serve para as pessoas conhecerem outros produtos de empresas da região. Além disso, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina está investindo em turismo para criar uma rota de visitação neste município”, diz.

Para a gestora, atividades acrescentam para além do aprendizado, auxiliam também na vontade de o aluno participar vez mais das ações do polo onde estuda. “Conhecerem este tipo de gestão faz com que se apropriem destes conhecimentos e queiram colocar em prática no dia a dia deles. E quando realizamos eventos que os alunos podem fortalecer o vínculo de amizade, faz com que queiram estar no polo para as atividades e faz com que não desistam do curso também. Um ajuda o outro a não desistir e com isso a gente consegue ter uma taxa de evasão muito menor”, diz Andréia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP São José do Cedro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *