Como programar a mente para fazê-la trabalhar a seu favor?

Ana Caroline Paulino

Programação Neurolinguística (PNL) é um estudo do comportamento humano que observa as atitudes inconscientes e as traz para a razão, gerando conhecimento. “E conhecimento é poder”, observou o psicanalista Lucio de Faria durante recente palestra para alunos do polo da UNINTER em Formosa (GO). Assim, a PNL é uma técnica para buscar melhores resultados, a diferença de um resultado excepcional de um resultado apenas médio.

Membro do instituto Âmago, Lucio diz que podemos usar o poder da mente para trabalhar em nosso favor. Ele salienta que a PNL apresenta uma série de técnicas que podem ser usadas na educação, na saúde mental e no mundo profissional. Na educação, por exemplo, pode-se observar o canal de aprendizagem mais usado pelo aluno, se visual, auditivo ou sinestésico (união de planos sensoriais diferentes), e assim traçar estratégias para ensinar de acordo com esse canal.

Além disso, é possível usar uma linguagem adequada a esses canais, possibilitando uma maior compreensão por parte do aluno. Também pode-se criar truques que uma vez acionados mudam o comportamento do aluno sem que para isso o professor se desgaste chamando sua atenção, dando sermões e assim por diante.

Na saúde mental e física, é possível trabalhar contra as crenças negativas, levando a pessoa a uma mudança de pensamento e consequentemente gerando disposição, ânimo, acesso aos melhores recursos internos e, por fim, levando-o à solução de seus problemas. Na carreira profissional, dá para ensinar técnicas de comunicação assertiva, gerar sintonia, empatia e o mais importante, equilíbrio diante das adversidades.

A palestra teve demonstrações de como o cérebro funciona, o que ele é capaz de fazer quando motivado. “Foi como se tivéssemos uma ferramenta e não sabíamos, e a gente descobriu. Nos ensinou a programar o cérebro para que ele trabalhe a seu favor”, sintetiza a gestora do polo da Uninter em Formosa, Geizibel dos Santos.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *