Como controlar a ansiedade?

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A ansiedade é um dos problemas de saúde mental mais comuns na atualidade. No segundo dia do evento do “Janeiro Branco”, que reúne especialistas para discutir temas relacionados à saúde mental, o psicólogo Raphael Santana Pinto falou sobre o controle da ansiedade no dia a dia. A transmissão aconteceu pelo Ava Univirtus, portal educacional da Uninter, no dia 28.jan.2021, e contou com a mediação da médica do trabalho Eline Terezinha Troian.

Segundo Raphael, a ansiedade é um sentimento inerente a todo ser humano, e está relacionado à necessidade de reagir diante de uma situação de risco, um perigo iminente: “Sua caracterização advém de um estado de agitação interior e um comportamento nervoso”, explica.

Entretanto, quando essa ansiedade e agitação passam a ser constantes, é preciso prestar atenção, pois nesse caso podemos estar diante de um “transtorno de ansiedade”. Esse transtorno pode vir acompanhado de sintomas como medo, problemas de concentração, tensão muscular, fadiga, entre outros.

Gatilhos emocionais

O termo “gatilho” é utilizado na psicologia para se referir a um estímulo cerebral, causado por situações que marcaram a vida da pessoa, muitas vezes gerando traumas.

O psicólogo explica que esses gatilhos podem tanto ser internos quanto externos, e vão afetar o indivíduo de diferentes formas. “No caso dos internos, podemos encontrar o pessimismo, que nada mais é do que pensamentos negativos que se tornam cíclicos e acabam nos causando mais receio do que pode vir a ocorrer, gerando ainda mais ansiedade”, comenta.

Além disso, na sequência podem ser citados a auto exigência, quando cobramos demais de nós mesmos e nos sentimos imperfeitos e vulneráveis, bem como a pressa do dia a dia, a competição em determinada área, dentre tantos outros.

Já em relação aos gatilhos externos, temos diversas possibilidades que surgem das nossas interações sociais, como nossos relacionamentos amorosos e profissionais, que têm grande potencial de gerar ansiedade. “Outro fator decisivo nesse sentimento ansioso é a pandemia de Covid-19, uma situação específica que vivemos desde o ano de 2020 e leva a sentimentos de incerteza e medo quanto ao vírus, além do isolamento social que somos obrigados a adotar para proteger nossa saúde”, salienta o psicólogo.

Técnicas de relaxamento

Ao longo de nossas vidas, normalmente nos deparamos com diversas situações que podem causar certa dose de ansiedade, como uma entrevista de emprego, a realização de uma prova importante etc.  Mas para pessoas com transtorno de ansiedade, é possível que situações corriqueiras, como ir ao mercado, se tornem grandes desafios.

Assim, é possível diferenciar a ansiedade em dois tipos: adaptativa, que é a ansiedade “saudável” gerada em situações de tensão natural, como no caso de uma prova; e a desadaptativa, quando nossas reações são desproporcionais ao ambiente e causam um desconforto muito elevado.

É possível desenvolver algumas técnicas para controlar essa ansiedade e garantir uma melhor qualidade de vida. Raphael cita como exemplo o treinamento de nosso pensamento, em que analisamos “uma situação e damos novos sentidos a ela, entendendo o real perigo a nossa frente e se aquilo realmente pode nos afetar ou se a ansiedade está sendo causada pela nossa mente”.

Outra técnica útil seria a do mindfulness dos 5 sentidos. Prestando atenção a todos nossos sentidos durante um momento ansioso, somos convidados a perceber e nomear 4 coisas que nos cercam. Essa consciência do presente pode gerar o efeito de acalmar nossa mente. “Por exemplo, eu olho para aquele ambiente e encontro um cheiro, uma cor e um som. Ao focar os pensamentos nisso, conseguirei amenizar o que estou sentindo e eliminar o que for de negativo neste momento de tensão”, exemplifica.

Para ter acesso ao conteúdo da palestra na íntegra, estudantes e colaboradores devem acessar o Ava Univirtus com seu RU e senha, clicar na aba “ao vivo” no lado direito da janela e pesquisar no ícone “Anteriores” e em seguida buscar pela palestra “Quando a ansiedade se torna um problema?”, no dia 28.jan.2021.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Kat Jayne/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *