Como a transformação digital muda a sua carreira. Veja no Talking Business

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

O momento histórico da pandemia causada pela Covid-19 propiciou o surgimento de diversas inovações tecnológicas. Modificou a forma de comunicação, estudos e trabalho, possibilitando que pessoas de todo o mundo trocassem informações de maneira instantânea, acarretando oportunidades de exercer suas funções a nível global. Essas transformações e oportunidades serão tratadas no próximo dia 30 de setembro no Talking Business, evento promovido pelo programa Global Hub da Uninter.

Uninter, que ultrapassou as barreiras do Brasil e hoje tem polos em outros quatro países, criou em 2020 o programa Global Hub. A ação busca ajudar alunos interessados em temas mundiais fornecendo contexto, conteúdo, recursos e conexões para que os mesmos absorvam as melhores experiências internacionais. Oferece a estes alunos experiências de pesquisa e aprendizado com professores e profissionais que se comunicam de maneira clara, a fim de desenvolver novas formas de pensar voltadas a oportunidades globais.

“Global Hub é uma organização que gera oportunidades internacionais, tendo um papel fundamental no contexto internacional. Possui newsletter gratuito para chamar atenção às coisas que podem ser de interesse de estudantes, para mostrar as oportunidades como bolsas internacionais, informações externas e internas, estudos, e toda a parte internacional da Uninter que já existia antes do Global Hub”, explica Jason Dyett, vice-presidente e cofundador da Global Hub.

Uma das inciativas realizadas pelo Global Hub são os embaixadores globais. O projeto buscou reunir estudantes das 5 regiões do Brasil para fomentar grupos de conversas semanais, a fim de debater temas nacionais e internacionais relevantes no mercado. O programa contou com mais de 3 mil inscritos, com prova realizada em inglês com mais de 1.300 candidatos.

“A gente iria chegar num grupo de 5 estudantes, e eu me perguntava se havia estudantes que falavam inglês nativo para poder conversar com eles. A ideia era poder fazer um bate-papo e nesse processo, depois de milhares de inscrições e várias entrevistas, a gente acabou que ao invés de escolher 5 (uma pessoa por região), nós escolhemos 20, de tanto talento que a gente viu”, relata Jason.

Para os alunos envolvidos no projeto, conhecer e conseguir participar do Global Hub é um grande aprendizado. “A maior razão para eu ter tentado me tornar uma embaixadora, a princípio, foi a oportunidade de ter uma mentoria com uma pessoa com grande vivência internacional e que fala inglês nativamente. Assim, vi na Global Hub uma grande oportunidade de evoluir meus soft skills e inglês”, diz Ariadne Bogo, uma das embaixadoras do projeto.

“Porém, quando passei no processo seletivo vi que o Jason teve um olhar muito mais ampliado e foi muito além com o projeto da Global Hub, trabalhando ativamente no pensamento crítico dos embaixadores e incentivando a participação ativa na produção de conteúdos importantes para a Uninter e comunidade como um todo”, complementa Ariadne.

“Durante nossas reuniões, diversos assuntos são abordados, geralmente assuntos que nos afetam em nosso cotidiano, e acredito que isso é o diferencial do Global Hub. Não adianta se formar um ótimo profissional técnico e não saber o que acontece pelo mundo. Saber discutir, argumentar, ouvir o ponto de vista do outro é fundamental na formação de cidadãos críticos e de profissionais engajados. Nesse ponto, creio que o Jason tem feito um trabalho excelente, conseguindo integrar os diversos cursos que os embaixadores estudam”, comenta mais uma embaixadora do projeto, Ana Lícia Braga.

“Sendo assim, minhas expectativas em relação ao mercado de trabalho têm sido muito boas. Tenho mais segurança ao me posicionar e também no uso da língua inglesa dentro do ambiente corporativo, o que acredito ser uma grande vantagem para desenvolver cada vez mais as minhas soft skills”, conclui Ana Lícia sobre suas expectativas quanto ao futuro profissional e como essa experiência vai ajudar no mercado de trabalho.

Talking Business

Outra iniciativa do Global Hub é o Talking Business. A fim de falar sobre como a transformação digital influencia o mercado e também os desafios que ela gera na mudança cultural, o evento do próximo dia 30 vai abordar diversos pontos, tais como a transformação digital nos custos das empresas, mudanças nas contratações de funcionários e crescimento empreendedor.

“Inspirado na National Retail Federation (evento mais importante para o varejo mundial), e pensando em como a pandemia permitiu a derrubada de barreiras e introduziu ainda mais eventos digitais, foi proposto em um evento onde poderia haver a interação de alunos da Uninter que soubessem falar inglês e os que não soubessem para imergir neste mundo, e também trocar experiências de gestão no Brasil e fora dele”, explica Elizeu Alves, um dos professores da Uninter à frente do projeto.

“Assim nasceu o Talking Business, uma experiência inovadora para discutir negócios com palestrantes brasileiros e internacionais, a fim de mostrar aos alunos como a teoria pode ser aplicada na pratica no mercado de trabalho”, complementa Elizeu.

Na primeira edição participarão os profissionais da área Parker Tracy, fundador e CEO da Cobli, Miguel Sieh​, sócio na Founders Intelligence, e a professora Maria Carolina Avis, coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão de Mídias Sociais da Uninter. “Os temas escolhidos são atuais e relevantes, importantes para muitos estudantes em termos de carreira, e também por ser uma ferramenta de colaboração interna na Uninter”, conclui Jason Dyett.

O primeiro Talking Business será realizado no dia 30 de setembro, ao vivo às 19h, com tradução simultânea, e as demais edições já contam com data marcada nos meses de outubro, novembro e dezembro. Para acompanhar as novidades e realizar a inscrição para o evento, basta clicar aqui. O assunto também foi tema do programa Conversa com o Reitor, da Rádio Uninter, e para acompanhar o bate-papo na íntegra, acesse o link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *