A incansável jornada da multiartista e educadora Talita Abreu

Autor: Ana Cláudia de Lima - Estudante de Jornalismo

Talita Abreu, como é conhecida no mundo artístico, nasceu no Rio de Janeiro em 1984 e mudou-se ainda criança para a cidade de Resende, no interior do estado, onde fixou residência. Formada em Artes Visuais, Pedagogia e atualmente cursando pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Uninter, ela viu seu mundo mudar quando, em 2013, incentivada por uma amiga, assistiu a uma aula de Artes e não parou mais.

“Eu comecei com aquarelas. Foi no que busquei me especializar primeiro e não me arrependo. Foi uma jornada mágica que me fez aprender muito, crescer muito em pouco tempo, dentro da minha arte”, conta. Já em 2015, se tornava monitora em um workshop em São Paulo, em um intensivão de dois dias promovido por uma empresa de arte e desing.

Também naquele ano, fez sua primeira exposição, “Anagrama Art Lab”, em parceria com a empresa de mesmo nome, que tinha como objetivo inaugurar um estúdio coletivo de vários artistas paulistanos. Talita sempre procurou aprender mais, buscando experiências em seu meio. Uma das experiências que considera mais bacanas em sua carreira foi quando dispôs um banquinho na rua, e as pessoas voluntariamente se sentavam para posar para a artista. “Período de muito aprendizado e as pessoas eram muito queridas comigo, espero repetir a experiência em algum momento”, diz a artista.

Buscando se aperfeiçoar ainda mais, em 2016 Talita fez sua primeira graduação na Uninter, em Artes Visuais. “A Uninter me tirou da minha zona de conforto”, diz orgulhosa da instituição que escolheu. “Dentro da minha graduação, aprendi sobre artistas diferentes, pratiquei esculturas, gravuras, bólides, maquetes, desenvolvi jogos para pessoas cegas, fiz de tudo o que você pode imaginar. Muitas matérias dentro da faculdade me inspiravam a escrever, me faziam refletir sobre aspectos humanos que ainda estavam ‘escondidos’ de alguma forma pra mim, e que agora são óbvios”, diz.

“Isso me fez crescer como ser humano e, por consequência, como artista, porque não se pode separar uma coisa da outra. Eu faço o que faço com o que sou, e se sou uma pessoa melhor, com certeza vou conseguir me colocar de uma forma melhor artisticamente. E pra isso, a Uninter foi fundamental na minha jornada”, reconhece. “Sei que as pessoas dizem que o ensino EAD não conecta as pessoas, mas sou muito ligada a todas as pessoas que encontrei na minha vida acadêmica na Uninter, e tenho muito carinho tanto por elas quanto pela instituição que se tornou uma espécie de casa pra mim”.

Ainda em 2016, Talita teve sua segunda exposição, intitulada “Aquarelas de Talita Abreu”, desta vez em sua cidade, no Museu de Arte Moderna de Resende. Além das aquarelas, ela produzia pinturas a óleo, fazia grafites e participava de feiras de livros em sua cidade e região. Durante três anos trabalhou em um estúdio de desenhistas que vendem arte para o exterior, chegou a vender alguns cards para um festival em Nova Orleans e, segundo conta, ainda hoje recebe mensagens de pessoas que compram e entram em contato elogiando o seu trabalho.

Em 2017, mais uma exposição: “Novos ventos sobre a serra”, trabalho realizado por Talita e mais três artistas. Durante esse tempo, ela lançou seu primeiro livro, Sketchbook Custom, em parceria com a livraria Criativo, livro este que é frequentemente usado por artistas para desenhar ou pintar como parte de seu processo. Lançado em São Paulo, contou com mais de 60 sessões de lançamento.

Em 2018, escreveu seu segundo livro, Histórias infantis para todos, composto por três histórias infantis. Uma delas fala sobre um menino surdo e ensina algumas palavras em Libras. “Todas as histórias têm uma atividade no final para a criança fazer”, explica. Por causa deste lançamento, Talita visitou escolas e deu palestras de incetivo à leitura.

Neste mesmo ano fez sua última exposição, “Do pagão ao subconsciente”, com obras que abordam temas da religiosidade e do subconsciente. Talita então iniciou sua segunda licenciatura pela Uninter, em Pedagogia. E ainda lançou seu terceiro livro, desta vez para adultos, “O presente de um demônio”. Trata-se de uma história em quadrinhos que gira em torno de um casal de mulheres e sua filhinha.

Em julho de 2020, Taltia lançou mais um livro: “Estranhos, Mórbidos, Macabros e Grotescos”. Trata-se de uma coletânea de nove contos de horror que, assim como suas publicações anteriores, conta com ilustrações da própria artista.

Com as restrições à circulação impostas pela pandemia, Talita segue ativa nas redes sociais, divulgando e debatendo seu trabalho com o público. A artista relata se sentir “ilhada”, e ressalta a importância do apoio que recebe de seus fãs: “Daí vem a importância das pessoas acompanharem seu conteúdo vez ou outra. A gente compartilha meme do Bob Esponja, mas não compartilha a arte da colega, embora isso seja de um valor vital”.

Para saber mais sobre a artista e seu trabalho, basta conferir sua página e  seu perfil nas redes sociais Facebook e Instagram.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Cláudia de Lima - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “A incansável jornada da multiartista e educadora Talita Abreu

  1. Amo a Talita Abreu! Pessoa de coração gigante e pronta para ajudar a todes. Ela é uma grande parceira em alguns projetos e sua facilidade em conseguir captar o que o cliente quer é impressionante. É alguém super profissional e ética. Vale muito à pena conhecer o trabalho dessa profissional incrivel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *