Comissão Própria de Avaliação apresenta novos membros e novas ferramentas de trabalho

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) atua há mais de 16 anos no processo de autoavaliação institucional na Uninter, realizando pesquisas institucionais com alunos, professores e colaboradores, sobre uma ampla gama de temas. Seu objetivo principal é o de promover ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino, serviços e condições de trabalho na instituição.

“Ao longo do ano são realizadas dezenas de pesquisas nas diferentes modalidades e níveis de ensino em que a Uninter atua”, explica o presidente da comissão, Hélio Rubens Godoy Lechinewski.

Com a pandemia, a equipe teve se adaptar a uma nova rotina, que mudou a dinâmica dos encontros e trouxe novas demandas de avaliação.

“A epidemia de Covid-19 levou a CPA a migrar para o teletrabalho, e a adotar novas práticas de gestão e operação de suas atividades, de modo que o planejamento para o ano de 2020 fosse mantido, mesmo tendo um aumento na demanda por pesquisas pontuais, como as pesquisas das ações da Uninter diante da epidemia de Covid-19 ou a que tratou do uso das ferramentas de conferência para a realização das teleaulas, em substituição às aulas presenciais”, salienta Hélio.

Desde então, a partir do mês de maio, as Reuniões Ordinárias – encontros mensais para apresentar pesquisas realizadas, alinhar processos e planejar as próximas ações – passaram a ser realizadas virtualmente.

Assim, no último dia 02.10.2020 aconteceu a 55º Reunião Ordinária da CPA, que teve como pauta principal a adesão e apresentação de novos membros da equipe, além de versar sobre a modernização e dinamização das pesquisas autoavaliativas através de novos sistemas.

Novos Integrantes e relação com o EAD

A apresentação dos novos membros trouxe uma novidade: é a primeira vez que representantes da modalidade de educação a distância (EAD) são selecionados a compor a comissão.

“Graças aos recursos de comunicação existentes atualmente, o contato com os alunos da modalidade a distância é facilitado, mesmo eles estando em lugares distantes e até mesmo em outros países, o que favorece a sua integração com a equipe da CPA”, acrescenta Hélio sobre essa novidade na equipe. Logo, a única diferença percebida na atuação a distância em relações a outras modalidades será nas reuniões, que mesmo após a pandemia acabar continuarão a ser realizadas online.

Confira abaixo uma tabela com os selecionados e suas respectivas funções:

Representante Representação
Josiane Fereira de Castro de Almeida Técnico-Administrativo
Luciana Caplan de Argenton e Queiroz Discente – ESE
Roberto Pereira da Silva Discente – ESSBMAH
Peri Sanglard Sociedade Civil Organizada

A seleção dos candidatos foi realizada totalmente online, com divulgação através de e-mails, mídias sociais e site da CPA, contando com 103 inscrições, sendo 81 da Escola Superior de Educação (ESE) e 22 da Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades (ESSBMAH).

Novas Ferramentas e Automatização dos Processos

Em outro momento da reunião, Hélio apresentou algumas ferramentas que auxiliam na melhoria das pesquisas a serem realizadas e na fácil coleta de bases de dados para a CPA, o que consequentemente as torna mais interativas e autoexplicativas.

O primeiro recurso a ser apresentado foi o Bussines Inteligence (BI), que basicamente é uma ferramenta voltada para a coleta, organização e tratamento de dados. “Ela permite trabalhar com um grande volume de dados, de forma mais automatizada que em planilhas do Excel ou arquivos em Word, possibilitando a criação de painéis de leitura (dashboards) de dados dinâmicos e interativos, favorecendo a análise e utilização de informações”, comenta.

Além disso, ele a implementação dessa ferramenta terá um impacto muito positivo, otimizando o tratamento da coleta de dados pelas pesquisas e simplificando o processo de divulgação dos resultados, principalmente para os gestores institucionais.

Outra ferramenta apresentada foi o Programa de Monitoramento de Ações (PMA), que consiste no acompanhamento da elaboração e execução de ações institucionais, fruto das pesquisas realizadas pela própria CPA.

“O processo funciona assim: após divulgação do resultado de nossas pesquisas, os gestores de área e coordenadores dos cursos analisam os resultados e identificam oportunidades de melhoria. Então uma ação começa a ser planejada no intuito de gerar um efeito positivo e contribuir na melhoria da fragilidade encontrada, e ao final de todo o processo esses gestores e coordenadores preenchem relatórios com todos os detalhes, bem como o problema encontrado e a ação realizada (como, onde, de que modo)”, explica.

O PMA passará a ser utilizado junto à plataforma Sesuite, que traz um módulo de plano de ação completo, que automatiza o processo, gerando maior agilidade e precisão no monitoramento de ações em formulação ou que já tenham sido implantadas.

Atividades de Comunicação da CPA – Como melhorar?

Para concluir, Hélio manifestou a intenção de melhorar as atividades de comunicação da CPA, a fim de que se tornem mais atrativas e funcionais. Segundo ele, a boa prática e a eficácia dos processos de autoavaliação institucional requerem uma ampla divulgação da realização das pesquisas e seus resultados, a fim de gerar uma cultura avaliativa e maior engajamento da comunidade acadêmica.

“A CPA tem um desafio de melhorar sua comunicação continuamente, aprimorando ações e adotando novas práticas. Para auxiliar nesse sentido, contamos com um estagiário do curso de Publicidade e Propaganda, que atua exclusivamente com ações de comunicação da área e inclusive conseguiu recentemente uma assinatura do aplicativo Rawnshorts, que permite a criação de animações, que poderão ser incluídas nas apresentações de questionário e ações de divulgação nas redes sociais”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *