Começa hoje o Primeiro Seminário de Educadores Sociais da Uninter

Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia

No dia 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), nascia Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Por essa razão, o Dia do Educador Social é celebrado nessa mesma data, sendo uma homenagem para o célebre educador.

“Ele foi um educador de base muito vinculado às populações mais humildes. Trouxe uma contribuição muito grande para a área da educação como um todo, especificamente para uma educação dialógica, onde se leva em conta os contextos sociais e a história dos educandos”, diz Jandicleide Evangelista Lopes, coordenadora do curso de Educador Social da Uninter.

Para celebrar o dia desse profissional, a Uninter realizará o Primeiro Seminário de Educadores Sociais da instituição, que acontece nessa sexta-feira (18) às 18h00, e sábado (19), com início às 8h00. A profissão de Educador Social ainda está em construção, portanto, esse é um momento de visibilidade para as discussões relacionadas à área, sendo o evento pensado coletivamente para contribuir de forma positiva com a profissão.

Além disso, também é um espaço para que os educadores (e profissionais de outras áreas relacionadas) possam apresentar seus trabalhos de Práticas de Educação Social, visto que foram abertas inscrições para o envio de trabalhos. Ao final, os trabalhos que forem selecionados farão parte de uma edição especial do caderno Humanidades em Perspectiva da instituição.

“Sabemos que nesse período do ano vários eventos estão acontecendo em comemoração ao dia do Educador Social em todo o Brasil, e com isso estamos somando com essa luta, com esse movimento, com essa causa. O Educador Social no Brasil exerce uma função muito importante e atua de forma permanente e dedicada, e muitas vezes o que ele faz não é evidenciado. Esse espaço que estamos criando é para isso”, explica Jandicleide.

O assunto foi abordado na última edição do programa Humanidades, que foi ao ar no último dia 16.set.2020, na Rádio Uninter. Nele, Jandicleide e Tiago Marques do Carmo – que é Educador Social e Ouvidor representante da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa -, falaram sobre o evento e a importância da profissão. O seminário abordará alguns temas, como: aspectos sócio históricos da educação social, processo histórico da construção da identidade do educador social, regulamentação e disputa do campo, entre outros.

“Esse primeiro seminário é também um momento de luta e resistência dos próprios educadores sociais. O Educador Social no Brasil tem toda essa trajetória do educador social de rua, que foi muito importante para contribuir com o fortalecimento das políticas públicas, do próprio estatuto da Criança e Adolescente, da própria política nacional de Assistência Social”, diz Tiago. Segundo ele, muitos educadores sociais estavam presentes em locais de promoção e garantia de direitos, portanto, esse é um momento ímpar de construção de diversos atores que viram sua importância.

Para acessar o programa “Humanidades na Íntegra” e ter ainda mais informações sobre o evento, clique aqui.

Para se inscrever, clique aqui.

Para assistir ao evento, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *