Com projeto de educação empreendedora, aluna de Rio Negro participa do Desafio LED 2023

Autor: Evandro Tosin - jornalista

O Desafio LED – Me dá uma luz tem como objetivo reconhecer e premiar projetos educacionais inovadores de professores, estudantes, empreendedores e criadores de conteúdo. A ação realizada pela Globo e a Fundação Roberto Marinho, que faz parte do Movimento LED – Luz na Educação (clique aqui) em parceria com a Escola Mastertech, selecionou projetos que valorizam soluções educacionais. A estudante de Publicidade e Propaganda da Uninter vinculada ao polo de Rio Negro (PR), Gabrieli de Fátima Ruthes, ficou entre os selecionados e participou até a quarta fase do projeto.

Anualmente, o Movimento LED conecta diferentes pessoas através de debates, acelerando projetos, e promovendo uma disputa saudável. Em 2023, a competição foi composta por cinco etapas. A primeira fase contemplou a submissão de histórias reais de acordo com os objetivos do desafio. Para serem aprovados na primeira seleção, os candidatos tiveram que responder à seguinte questão: “Qual parte do teu mundo educacional precisa de mais conexão? Lembre-se que pode ser digital ou não”.

A segunda etapa foi a seleção de narrativas. Ao todo, 80 histórias foram selecionadas (o regulamento determinava que cada candidato enviasse somente uma resposta) e a partir disto, participaram da primeira oficina on-line de inovação sobre modelagem, com o objetivo de desenvolvê-las em projetos. Os 40 melhores avançaram para próxima fase. Nesta etapa, era necessário realizar protótipos dos projetos da fase anterior.

Com o desejo de trazer benefícios e soluções para a educação local, a assessora da Secretaria de Educação do Rio Negro (PR), Gabrieli, observou a realidade local e o contexto educacional. Por isso, elaborou um projeto na área de educação empreendedora.

A ideia foi levar para dentro da sala de aula os conhecimentos presentes na educação empreendedora, de forma acessível, capacitando professores e guiando-os para que eles desenvolvam de forma descomplicada e acessível, o empreendedorismo como ferramenta de transformação na vida de jovens do ensino médio da rede pública de ensino.

A educação empreendedora é uma prática comum. Entretanto, na maioria das vezes, ela não alcança regiões mais afastadas dos centros urbanos. Por isso, a necessidade de criar oportunidades de negócio e vislumbrar um futuro melhor através da educação.

De acordo com a futura publicitária, ao contrário do que muitos pensam, empreender não é só abrir um negócio: o empreendedorismo é uma maneira de pensar, um estilo de vida. Aquele que empreende trabalha constantemente a criatividade, inovação, comunicação, trabalho em equipe, visão de futuro, organização, resiliência e tantas outras competências.

“É usar o desenvolvimento desse pensamento empreendedor dentro de sala de aula, instigando essas competências. A meta é que o desenvolvimento da visão empreendedora nos jovens motive os mesmos a se engajarem nos estudos e sejam protagonistas de sua jornada”, explica Gabriela.

A estudante destaca que uma das melhores partes da experiência foi o networking.  “Criar uma rede de contatos foi incrível, conhecer muita gente que está fazendo barulho pela educação em todos os cantos do país e saber que estou despertando em outros jovens essa chama da luta pela educação e transformação de realidades. Fiquei muito feliz por essa oportunidade”, relata.

Com o seu trabalho, Gabrieli avançou até a quarta fase, ficando entre os 20 melhores do Brasil. Ela participou da oficina de inovação, que abordou técnicas narrativas e construção de histórias, que também conhecemos por storytelling – para adaptar as apresentações dos protótipos selecionados.

Desses, 10 projetos foram para a semifinal, que contou com mentorias individuais, e a banca avaliadora selecionou cinco finalistas. A final do “Desafio LED – Me dá uma luz”, ocorreu entre dias 16 e 17 de junho, com a participação de cinco finalistas que divulgaram os projetos e experiências na educação durante o Festival LED, no Rio de Janeiro. Uma estudante de Niterói foi a vencedora.

A Educação de Qualidade (ODS 4), inclusiva, equitativa, e que promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos – é um dos 17 Objetivos estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para conhecer mais sobre o Movimento LED – Luz na Educação, clique aqui.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *