Com inteligência emocional a vida fica mais fácil

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Você se conhece? Essa pergunta parece ser bem filosófica, mas sua resposta traz consequências práticas para a sua rotina. Quem não quer ser uma pessoa benquista por onde passa? Que carrega leveza e felicidade durante seus dias? O autoconhecimento é parte fundamental para o sucesso, seja no campo pessoal ou nos negócios.

A inteligência emocional é uma temática importante para qualquer pessoa. O autoconhecimento é parte do escopo de habilidades que a inteligência emocional, conceito difundido por Daniel Goleman, pode lhe proporcionar. O psicólogo escreveu um livro na década de 1990, Inteligência Emocional, que é referência até hoje para quem busca esse conhecimento.

A professora Carla Souza, coordenadora dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e de Coaching e Desenvolvimento Humano da Uninter, promoveu recentemente no canal do curso de Gestão de Recursos Humanos no Youtube, uma conversa com a especialista Wanda Calvente. Ela é psicoterapeuta, coach, gestora educacional, palestrante e escritora. A íntegra do bate-papo pode ser conferida aqui.

Carla mediou as interações dos presentes, que fizeram comentários e perguntas a Wanda. Além de conceitos importantes para entender melhor a inteligência emocional, houve espaço para dinâmicas que já auxiliaram os ouvintes a colocar os conhecimentos novos em prática.

“Inteligência emocional é a capacidade de controlar suas emoções e entender as emoções das pessoas. Quando eu conheço as minhas emoções e sei como eu me comporto, posso melhorar a minha saúde. Toda emoção gera um sentimento. Todo sentimento gera um comportamento. Todo comportamento gera um hábito. A melhora vem no dia a dia”, explica a coach.

Para a convidada, emoção é diferente de sentimento. Existem três níveis de interação a se estudar no que diz respeito à emoção. O primeiro é o campo subjetivo, que consiste em como você experimenta a emoção. O segundo campo é o fisiológico, que é como o corpo reagirá a sua experimentação da emoção. Por fim, o campo expressivo é o resultado final da interação nos campos subjetivo e fisiológico.

A inteligência emocional é fundamental no mundo corporativo. “Quando eu desenvolvo a inteligência emocional, a inteligência mental também se desenvolve. A pessoa começa a ter insights, respostas para solucionar suas questões. Equilibrar as emoções ajuda a enxergar oportunidades”, pontua.

Ter equilíbrio da inteligência emocional evita doenças, como síndrome do pânico e úlcera, por exemplo. Quando se tem mais saúde, fica mais fácil conquistar os seus objetivos. “O que vale a pena é viver intensamente. E intensidade não é loucura. Viver intensamente é viver o hoje, de forma saudável, aprender a dizer sim e não conforme a necessidade, aceitar desafios. Proponha-se desafios que lhe auxiliarão a enfrentar seus medos. O medo é inimigo das conquistas”, incentiva Wanda.

A convidada reafirmou a necessidade do autoconhecimento e explicou sua definição de sucesso. “Sucesso vai além do dinheiro. Sucesso é realizar os seus sonhos. E você precisa acreditar que você é um sucesso naquilo que você faz. Uma coisa depende da outra. É preciso entender suas capacidades e limitações. Ser você mesmo é a melhor saída. Você merece o sucesso. Conhecimento não ocupa espaço. E você precisa de conhecimento para desenvolver as habilidades necessárias para o seu sucesso”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Daniel Reche/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *