Coleção chega a 218 perfis de quem faz a História

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Como dimensionar a importância de preservar a história de quem faz a História? O jornalista Aroldo Murá G. Haygert bem sabe que o valor das ações transformadoras não pode se perder no tempo. Por isso, há nove anos deu início ao desafio de eternizar em livro os feitos de alguns dos protagonistas que ajudaram a tornar o Paraná no que ele é hoje. Desde 2008, a coleção Vozes do Paraná já biografou 197 dessas personalidades.

Coordenador do projeto Memórias Paranaenses, Aroldo Murá explica que as pessoas retratadas na coleção de livros são referência no que fazem ou no que fizeram. “Não são pessoas necessariamente conhecidas, na verdade são pessoas que muitas vezes não estão na mídia, mas que realizam trabalhos importantes no estado do Paraná”, diz.

A coleção chega neste ano à sua 9ª edição, com o perfil de mais 21 personagens do cenário paranaense, chegando assim a 218. Entre os novos perfilados estão os ex-governadores Jayme Canet Junior e João Ferraz de Campos, além do senador Álvaro Dias e da coordenadora do SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) da Uninter, Leomar Marchesini.

“Sinto-me muito honrada em participar desta coletânea que conta a boa história do Paraná, mediante a narrativa da caminhada das personagens retratadas. Me orgulho também pela Uninter, uma vez que estou sendo apresentada como professora desta nobre instituição”, explica Leomar, que fundou o SIANEE há 12 anos.

Aroldo Murá destaca que o apoio decisivo de Leomar desde o primeiro dia, junto com Wilson Picler, chanceler do Grupo Uninter, fez com que a instituição desenvolvesse um ótimo programa de inclusão para alunos com deficiência. “Acredito que nesse quesito de inclusão, a Uninter é a mais resplandecente no Brasil”.

“Este livro contempla educadores como Leomar Marchesini, uma dessas raridades que a vida nos reserva e precisamos estar atentos para que se perceba a imensidão dessa mulher que anonimamente e discretamente foi criando espaço numa área que não dá brilho social, mas que é uma área especial em um país pobre que precisa despertar para a inclusão”, explica Aroldo Murá.

O coquetel de lançamento do nono volume de Vozes do Paraná será no dia 11 de agosto, uma sexta-feira, às 19 horas, na Sociedade Garibaldi, no Largo da Ordem. Parte do valor arrecadado com a venda do livro será destinada às obras culturais e sociais do Instituto Ciência e Fé de Curitiba.

Para informações adicionais, contate a Editora Bonijuris pelo fone (41) 21-5723 ou a Editora Alma Mater pelos fones (41) 3243-2530 e (41) 98809-4144.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *