Audiência pública vai debater inclusão escolar

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Debates sobre a inclusão na escola são cada dia mais necessários em meios às tantas dificuldades que limitam os direitos das pessoas com necessidades especiais. Para dar mais visibilidade ao tema, será realizada às 19 horas do dia 21 de setembro na Câmara de Vereadores de Curitiba a Audiência Pública “Chão da Escola”. O objetivo é mostrar aos professores dos três níveis de educação (fundamental, médio e superior) como é possível lidar com a acessibilidade e a inclusão. Desde que surgiu a Lei de Inclusão nº 13.146/15, docentes relatam dificuldades e falta de capacitação para cumpri-la.

“Fui diretor de escola por oito anos e quando recebi alguns alunos com paralisia cerebral fiquei sem saber o que fazer. Um desses casos é o da menina Sônia, que escrevia com os pés. Foi uma adaptação completa, desde os móveis de sala até materiais para que ela pudesse ter uma qualidade educacional tão boa quanto os demais. Depois dessas experiências, surgiu a ideia de fazer a reunião, mostrando o trabalho que é possível fazer e trocar experiências de como pode ser feito”, diz o vereador Silberto Cardoso.

Ana Cristina Sekulic, assessora de comunicação do vereador, explica que esse encontro será importante principalmente para tirar o estigma da educação inclusiva de ser algo assustador para o profissional da educação. “Essa é a primeira reunião pública, mas nós queremos dar continuidade a esse trabalho durante toda a gestão do vereador. Não será uma única exclusiva audiência, pois com certeza surgirão ideias e sugestões, sendo necessários próximos encontros”, diz Ana.

Para representar a parte do ensino superior na audiência, o vereador convidou Leomar Marchesini Zuravski, coordenadora do SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) da Uninter. Ana explica que o convite se deu após ler um artigo de Leomar na revista Consciência Política, no qual fala sobre a “educação para diferentes” e se encantou. “Foi amor à primeira lida”, brinca.

A coordenadora diz que se sentiu honrada com o convite e que será um momento muito construtivo para todos os presentes. “Como a mesa da reunião pública será integrada por profissionais atuantes na área da inclusão e da educação especial, o público presente receberá informações precisas sobre a inclusão educacional nos níveis fundamental, médio e superior de educação. Poderão esclarecer dúvidas e compartilhar suas experiências e saberes com todo o público, assim como expressar suas angústias e necessidades neste trabalho, dando até sugestões para as políticas públicas da administração municipal”, esclarece Leomar.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *