ChatGPT: avanço tecnológico ou ameaça?

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Imagine se fosse possível desenvolver uma ferramenta tecnológica capaz de passar em provas e desenvolver trabalhos escritos em alto nível? Pois essa possibilidade se concretizou no final de 2022 e foi apresentada ao mundo neste mês de janeiro de 2023.

A inteligência artificial conhecida como ChatGPT, desenvolvida pela empresa americana OpenAI, surpreendeu a todos após conseguir a aprovação em provas para medicina e advocacia nos Estados Unidos. Além disso, o ChatGPT também foi aprovado em uma pós-graduação MBA.

O robô vem chamando a atenção por ser capaz de realizar tarefas tão bem – ou às vezes até melhor – quanto um humano, como por exemplo reproduzir textos realistas, realizar pesquisas, cálculos e criar planejamentos.  No entanto, preocupações acerca da ética na aplicação desse tipo de inteligência estão agitando o debate acadêmico.

Fatores como o risco de fraudes, a substituição da força de trabalho humana e a reprodução de conceitos sociais problemáticos são argumentos usados para tentar categorizar o ChatGPT como uma ameaça.

O Doutor em Ética e professor decano da Uninter, Alvino Moser, afirma que o ChatGPT pode representar uma ameaça à educação ao ponto de favorecer a preguiça intelectual dos estudantes. “O estudante precisa pensar por si mesmo”, avalia.

Para o mestre em Tecnologias pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor da Uninter Armando Kolbe, o problema não é a inteligência artificial em si, mas o mal uso dela. Isso porque ela pode interferir no processo de aprendizado do indivíduo em todos os âmbitos.

“A inteligência vai em busca de conceitos existentes e muitas vezes não tem a capacidade de distinguir informações falsas de verdadeiras”, alerta ele.

Os professores destacam que apesar de seus benefícios e facilitações, não se pode fazer uso da ferramenta para substituir o indivíduo na busca pelo conhecimento e aprimoramento.

Armando Kolbe participou do programa Atualidades da Educação, transmitido pela Rádio Uninter em 25 de janeiro. Apresentado pelo professor decano da Uninter, Alvino Moser, o programa abordou as polêmicas envolvendo o ChatGPT.

Assista ao programa Atualidades da Educação pelo canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *