Chapecó reúne estudantes em evento sobre EAD e redação para o Enem

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Tijuca, zona norte do Rio.

No dia do estudante, comemorado em 11.ago.2021, o polo da Uninter em Chapecó (SC), realizou uma palestra virtual sobre os desafios do ensino a distância em meio à pandemia e como produzir uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O bate-papo se deu com estudantes e professores do Colégio Trilíngue Inovação.

Participaram do evento Cleberson Schneider, responsável comercial do polo e orientador educacional de Teologia Bíblica Interconfessional, e Marlus Geronasso, diretor da Unintertech e coordenador-geral do Pré-Enem da Uninter. O encontro reuniu cerca de 115 pessoas.

O convite para a parceria aconteceu por mediação de Claudia Frugis, que é coordenadora pedagógica há 12 anos, com experiência em escolas de São Paulo. Atualmente ela é coordenadora no Colégio Trilíngue Inovação e realiza o terceiro período do curso de Teologia da Uninter. A profissional diz que o estudo tem colaborado não apenas para o desenvolvimento do trabalho, mas também para a atuação mais humana, já que “os professores são ótimo e fazem apontamentos perfeitos, nos deixando afim de conhecer mais”.

Segundo Claudia, a apresentação junto ao centro universitário se deu porque a temática caminha de encontro com a especialidade da Uninter, a EAD, e colaborou para melhor desenvolvimento dos estudantes nas atividades escolares. “Foi fundamental, pois embasou as nossas redações trimestrais, com peso de 40% na média do 2º trimestre”, afirma.

Além disso, a coordenadora diz que a experiência foi muito positiva, pois os estudantes souberam que ela é acadêmica do centro universitário e se interessaram a conhecer mais a instituição.

A palestra sobre redação para o Enem foi realizada pelo professor Marlus. O profissional conta que, em 2017, iniciou o Projeto Redação Nota 1.000, com visitas a escolas de Curitiba (PR). Hoje, o docente ressalta que mais de 100 instituições de ensino são visitadas virtualmente, o que resultou no 1º Aulão virtual do país, em agosto de 2020. O evento acontecerá novamente este ano, em outubro.

Marlus salienta que “a prova discursiva é essencial para a obtenção de uma nota proveitosa aos sistemas de acesso ao ensino superior”, e que eventos como esse colaboram para melhor preparação dos estudantes em relação à produção de textos.

“Estendemos diversos apontamentos que permeiam a técnica textual, a exemplificação de textos com comprometimentos e o incentivo para a escrita contínua, além dos pedidos para a leitura e a compreensão da relevância das ciências humanas, sobretudo com a História, a Filosofia e a Sociologia”, finaliza o professor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Sonia Rêgo/Agência Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *