Capoeira, um caminho de inclusão para jovens vulneráveis

Autor: Elisson Raul - Estudante de Jornalismo

A capoeira é uma atividade física e cultural que fortalece a identidade de jovens em comunidades carentes. Além de ser uma prática de exercício que traz excelentes benefícios à saúde, ela é inclusiva, pois qualquer pessoa pode participar, e traz a musicalidade de sua herança africana. No entanto, a prática recebe pouca atenção da administração pública quando o assunto é planejamento de atividades para a população.

No artigo Cultura e capoeira: vivências de jovens periféricos, publicado na revista Intersaberes, uma das publicações científicas da Uninter, os pesquisadores Elisângela Lambstein Franco de Moraes e Francisco Evangelista apresentam um estudo sobre jovens em situação de vulnerabilidade na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo.

Incluídos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), eles estudam e realizam diversas atividades culturais no contraturno, como pintura, dança, teatro e capoeira. Essas atividades são ministradas no próprio bairro, por pessoas da comunidade local.

A pesquisa realizada com os adolescentes levantou dados qualitativos. Questionados sobre seus ídolos e heróis, notou-se uma admiração pelos mestres da capoeira, que são vistos como figuras exemplares pelos jovens. Além de sentirem orgulho de suas raízes e da comunidade na qual estão inseridos, os praticantes de capoeira sentem-se mais livres e confiantes em si mesmos, e estão motivados a divulgar a mensagem do movimento.

Os autores concluem que a capoeira é uma atividade que pode gerar grandes benefícios para a juventude vulnerável, em especial os jovens negros das comunidades pobres. Além da atividade física que proporciona boa saúde, a prática tem o poder de reforçar sua identidade, sua autoestima e seus vínculos sociais.

Para isso, é importante que a capoeira seja valorizada pelo poder público e esteja no cronograma de atividades realizadas nos contraturnos escolares. A implementação de programas de capoeira valoriza a herança cultural das comunidades negras e ajuda a preservar a vida dos jovens.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Elisson Raul - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *