Campanha aquece e educa ao trocar livros por agasalhos

 

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

Em época de inverno, doações de roupas e agasalhos são ainda mais bem-vindas em lares carentes. Por isso, para atender a essa necessidade, alguns polos da Uninter pelo Brasil realizam ações sociais, como é o caso do polo da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que lançou a campanha “Livros que Aquecem”, uma forma diferente de fazer doações.

A ideia de trocar livros por agasalhos surgiu em 2016 com a equipe do polo local e teve resultado positivo: foram mais de 300 peças de roupas entregues a duas instituições da cidade. “Ano passado tivemos um bom resultado de trocas, inclusive resolvemos ampliar o espaço de arrecadação”, explica Luciane Dick Lopes, gestora do polo de Santa Cruz do Sul.

Luciane afirma ainda que existe um grande acervo no polo, onde estão guardados os livros deixados por alunos dos cursos de educação a distância. “Isso nos incentivou a realizar o projeto. Utilizamos os materiais de forma proveitosa, trocando por agasalhos”. Os livros são destinados a adultos e estudantes que atuam em diversas áreas. “Tem livros empresariais, livros de licenciatura, de português, de caminhada empreendedora, entre outros”.

Neste ano, o projeto conta com a divulgação pela internet, com as redes sociais impulsionando ainda mais a campanha. “Por enquanto, já doamos em torno de 300 peças, e esperamos ainda mais arrecadações. Estamos compartilhando em nossas redes. Alunos daqui nos dão uma força para que isso aconteça”, diz Luciane.

Na semana passada, o polo recebeu apoio da loja Pisarbem, que fica no Shopping Germânia. A ação, chamada “Atitudes que Esquentam”, teve início no mês de maio e vai até 14 de julho, e contou com apresentação da banda regional Avalanche, em prol da campanha. Todo o material arrecadado será destinado ao Instituto Humanitas, que atende crianças e idosos.

A troca de livros por agasalhos está aberta à comunidade em geral. Além de agasalhos, Luciane lembra que há necessidade também de cobertores e meias. Os pontos de coletas ficam no polo local da Uninter e no Shopping Germânia, ambos no centro da cidade.

Edição: Sionelly Leite

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *