Medo e descuido põem em risco os dentes do brasileiro

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Realizar visitas frequentes ao dentista é uma garantia de um sorriso bonito e de saúde bucal. Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha para o Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2014 apontou que 77% dos brasileiros costumam ir pelo menos uma vez por ano ao dentista. Porém, 2% da população adulta do país (ou 3 milhões de pessoas) nunca foram ao dentista.

Entre algumas das justificativas de não realizar o acompanhamento dentário está o medo de agulhas ou anestesias (14%), não sentir necessidade de ir ou não achar que precisa (44%), além da falta de tempo (9%) ou de dinheiro (5). A saúde dos dentes das crianças também é importante. Embora os números revelem que quase metade dos brasileiros descuidam dos dentes por puro descaso, mesmo nas primeiras fases da vida é preciso ter hábitos de escovação e higiene para que a criança não sofra mais tarde com má formação dentária.

Para chamar atenção para estas e outras questões, o polo da Uninter em Lucas do Rio Verde (MT) realizou no início do mês o evento “Higiene bucal para crianças”. Ao todo, participaram 76 alunos de vários cursos de licenciatura. O objetivo do evento era trazer noções sobre a saúde bucal, além de mostrar atividades voltadas para os cursos de licenciatura, para auxiliar os estudantes em suas carreiras.

“Este evento superou nossas expectativas, pois houve muito interesse dos alunos em participar. Gostei muito, este tipo de ação contribuiu para a formação dos nossos futuros professores, podendo trabalhar com mais propriedade a formação dos seus alunos’’, diz a coordenadora do polo, Grazieli Takahashi. Ela organizou o encontro ao lado do gestor da unidade, Kazuo Takahashi.

A atividade foi elaborada pelos alunos do curso de odontologia da faculdade FASIPE. Eles explicaram didaticamente sobre os cuidados necessários com os dentes, desde a fase de bebê até a vida adulta.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *