Equipe colore rua com tapete de 30 metros

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

O Corpus Christi, comemoração tradicional da religião católica, acontece anualmente no mês de junho e leva multidões de religiosos para as ruas, com o objetivo de confeccionar um grande tapete decorado com desenhos e imagens feitas com serragem tingida. De acordo com informações da Arquidiocese de Curitiba, a solenidade se originou no século XIII, a partir das inspirações de uma monja agostiniana, santa Juliana de Cornillon, que viveu em Liége, na Bélgica.

Ainda segundo a Arquidiocese, aos 16 anos ela teve uma visão na qual se via a Lua, toda brilhante, atravessada por uma faixa escura. Na oração, compreendeu que a Lua representava a vida da Igreja na Terra e a faixa sem luz significava a ausência de uma festa litúrgica dedicada à Eucaristia. Seis anos após a morte de Juliana, o Papa Urbano IV estabeleceu a data comemorativa para a toda Igreja.

Um tempo depois, formou-se em Portugal a tradição de preparar um grande tapete para a passagem do Santíssimo Sacramento, realizada até os dias atuais. Com isso, nesta comemoração de Corpus Christi a Uninter esteve presente na comemoração realizada em Curitiba, por meio da participação de cerca de 50 pessoas entre voluntários, colaboradores e familiares.

“Este grupo de voluntários confecciona o tapete há 10 anos. Todo ano, no início de maio, nos mobilizamos entrando em contato com esses voluntários para que eles participem conosco. É uma tradição. Quando o mês se aproxima, saímos em busca de serragem para que possamos tingi-las depois”, explica Zeneide Rodrigues Leal, gerente administrativo do polo Carlos Gomes da Uninter.

O grupo confeccionou 30 metros de tapete no último dia 15, quando se comemora o Corpus Christi, na Rua Barão do Serro Azul, na região central de Curitiba. Para isso, foi utilizado em torno de 150 quilos de serragem tingida no polo Carlos Gomes. A coordenação e desenvolvimento dos desenhos do tapete foram executados por Susan Moritz.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


4 thoughts on “Equipe colore rua com tapete de 30 metros

  1. Boa tarde!
    Muito me orgulho em poder fazer parte desta equipe maravilhosa de voluntários há 10 anos, mas principalmente em saber que posso contribuir na construção de uma obra de arte confeccionada com muito carinho para que meu AMADO DEUS merecedor de tudo, sinta um pouco do nosso amor por Ele.

    1. Momento de Gratidão,estar com pessoas que te fazem bem,reencontros e novas amizades…. Gratidão e orgulho em pertencer ao Grupo Uninter e Polo Carlos Gomes!!

  2. A participação do Grupo nesse evento religioso, demonstra a capacidade de valorizar nossas tradições, colocando um grande talento e muito trabalho concreto, que exigente de forças, empenho e entusiamo. Parabéns a Equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *