Brincar e aprender: a importância das atividades lúdicas na iniciação esportiva

Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo

Brincar é uma atividade que deve sempre fazer parte do dia a dia de uma criança, pois é indispensável para seu crescimento e desenvolvimento. A utilização de jogos e brincadeiras como método de ensino permite promover uma aprendizagem inclusiva que tem como base o divertimento e o prazer.

Em artigo publicado na última edição da Revista Intersaberes, intitulado A importância das atividades lúdicas na iniciação esportiva, os pesquisadores Fabiana Kadota Pereira e Nicolas Dias, graduados em Educação Física pela Uninter, buscam ampliar as discussões sobre o valor da ludicidade na iniciação esportiva. Para os autores, “a prática de esportes na infância é, sem dúvida, de extrema importância”.

O artigo busca conceituar elementos-chave sobre o lúdico, a iniciação esportiva, o desenvolvimento motor e a estimulação precoce. O grande desafio não é somente a prática esportiva, mas o ato de brincar, o aspecto lúdico da recreação como forma de compreender as diferenças entre as pessoas. Isso significa ir além da disputa para determinar o vencedor, e implica em explorar o simples prazer de praticar as atividades propostas.

Jogos e brincadeiras são essenciais para desenvolver habilidades naturais como correr, pular, saltar, arremessar e lançar. Segundo os autores do artigo, o desenvolvimento motor, quando estimulado adequadamente, pode levar a criança a apresentar recursos que superam as expectativas de sua idade, o que muitas vezes provoca uma antecipação na iniciação esportiva.

Além disso, a diversidade de atividades garante aos pequenos uma base de proteção contra lesões precoces, ajuda no desenvolvimento motor, no controle de peso e ainda aumenta as chances de se ter um futuro mais ativo. Para os autores, “o lúdico está presente na vida das pessoas e tão importante é a sua valorização para a formação de uma criança. Não importa o meio que se utiliza para atingir o estado de ludicidade, mas sim a alegria em fazer, e mais ainda, o prazer em repetir”.

Por outro lado, advertem que uma iniciação mal preparada afetará todo o processo de evolução da criança. Por isso a prática esportiva que foca na variedade de vivências motoras, e não na especialização, tem papel fundamental no desenvolvimento infantil e na relação da criança com o mundo que a cerca.

Como afirmam os autores, “é preciso respeitar a aquisição das capacidades em cada fase. O desenvolvimento deve ser natural, sem traumas ou excessos. Outro aspecto importante a destacar é a individualidade no desenvolvimento, algumas crianças se desenvolvem mais rápido do que outras. Isso pode causar um excesso de ansiedade nos pais e, pior, uma expectativa exagerada nas respostas motoras, cognitivas e afetivas”.

Podemos concluir que a prática de atividades físicas é extremamente benéfica para o desenvolvimento da criança. Ao praticar esportes, ela ganha oportunidades para conhecer seu corpo e testar seus limites, buscando sempre o crescimento e a superação de desafios e obstáculos que surgem em seu caminho.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Kenex Media/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *