FESTIVAL

Brasília dançou bonito! Teve quadrilha, axé, hip hop, forró e carimbó

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A dança é uma manifestação cultural de grande importância para o povo brasileiro. As atividades rítmicas estimulam a comunicação e a expressão humanas, além de promoverem a saúde física e mental dos praticantes.

Para estudar as práticas rítmicas dentro do contexto da educação, o polo de apoio presencial da Uninter em Santa Maria (DF) reuniu seus alunos do curso de Bacharelado e Licenciatura de Educação Física e promoveu, no dia 13 de maio, o workshop “Danças pelo Brasil”.

Antes do workshop a tutora Natasha Sena Mambana, no âmbito da disciplina “Atividades Rítmicas e Expressivas”, realizou primeiro um encontro dos alunos no polo, em que foram divididos cinco grupos, cada um com quatro pessoas, para os quais foram distribuídos estilos de danças existentes, entre eles axé, hip hop, carimbó, forró e quadrilha.

“Foi bastante produtivo. Com esses temas distribuídos para os alunos, eles foram a campo pesquisar e vivenciar de forma prática tudo isso, de forma que puderam ter uma aprendizagem bem maior sobre cada estilo”, explica Natasha.

Após o encontro, e ainda antes do workshop, foi realizada uma aula de campo, buscando a preparação das coreografias e o início das apresentações. Antes disso, os alunos tiveram tempo para se aquecer e alongar: “Foi um momento promissor, os alunos puderam criar como docentes, ao mesmo tempo em que se sentiam artistas”, comenta a tutora.

Para finalizar, ocorreu o Festival de Danças pelo Brasil, organizado na Escola do CAIC de Santa Maria do Norte. O evento teve presença de público externo e cada grupo apresentou suas coreografias. Nessa oportunidade, professores ministraram aulas expositivas, que buscavam a interação do público, refletindo o tema e esclarecendo dúvidas. “A ação trouxe um momento de conscientização e também foi prazerosa para os universitários e a comunidade”, completa Natasha.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Santa Maria-DF


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *