EDUCAÇÃO

Blog de mestranda da Uninter ajuda professores a elaborar suas aulas

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Para os profissionais da educação, ano novo significa planejamento de calendário escolar e de atividades didáticas. Todo professor sabe bem da importância de preparar suas aulas e atividades com antecedência. E também que este trabalho não é nada fácil.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições, pode auxiliar nesta tarefa, pois é referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares.

Outra ferramenta que pode ajudar são os Recursos Educacionais Abertos (REA). Resultado de um movimento internacional, estes recursos têm a finalidade de promover o acesso a conteúdos educacionais e podem servir como sugestões para os professores. Os REAs são disponibilizados na internet de forma livre, mas não é tão simples encontrá-los.

Foi buscando superar este obstáculo, do acesso aos REAs, que Irene Zangalli iniciou seu trabalho no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. A pedagoga identificou a dificuldade de alguns professores da escola do município de Curitiba onde trabalha em planejar suas aulas.

“Meu objetivo foi pegar os conteúdos disponibilizados no referencial curricular do Paraná, as 10 competências da BNCC e organizar com o REA, fazendo um alinhamento para que o professor, ao fazer seu planejamento de aula, possa encontrar conteúdos que trabalhem os objetivos de aprendizagem que constam nesses documentos”, explica.

A defesa da dissertação, com o tema “Recursos educacionais abertos no contexto da base nacional comum curricular para o ensino fundamental – anos iniciais”, aconteceu no dia 21.02.2020, no campus Tiradentes, em Curitiba (PR).

A pesquisa de Irene gerou como produto um blog, no qual a autora reúne páginas da web que dispõem de conteúdos e obras literárias com licença aberta. O espaço online projetado pela mestranda apresenta vídeos, sugestões de atividades e notícias relacionadas à aprendizagem nos anos inicias do ensino fundamental.

A mestranda, que foi orientada pelo professor Ademir Aparecido Mendes, realizou ainda uma pesquisa comparativa referente ao uso de REAs por professores do Brasil e dos Estados Unidos. Zangalli esteve nos EUA no final de 2019, realizando sua coleta de dados em uma escola particular do país.

Ela constatou que, diferente do que ocorre no Brasil, onde os professores utilizam os REAs como atividades para serem aplicadas em sala de aula, os professores norte-americanos utilizam os recursos para sua formação pessoal e profissional.

O projeto de Irene oferece mais do que um auxílio aos docentes na busca por recursos educacionais, pois também ajuda a promover a educação de qualidade por meio do trabalho colaborativo.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo


2 thoughts on “Blog de mestranda da Uninter ajuda professores a elaborar suas aulas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *