Bemtucuju: projeto de aluna da Uninter espalha boas notícias no Amapá

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Já pensou em acessar um site de notícias e encontrar apenas notícias boas? Pois essa é a ideia do Bemtucuju, um site criado por duas amapaenses com o objetivo de “trazer à luz” as histórias positivas da região.

A iniciativa foi idealizada pela aluna do curso de Marketing do polo da capital Macapá da Uninter Camila Ramos de Oliveira, juntamente com a amiga e jornalista Marcele Nunes. Elas desenvolveram um projeto que busca despertar na comunidade um sentimento de pertencimento e coletividade.

O termo tucuju refere-se à etnia indígena que habitava as margens do rio Amazonas, onde atualmente localiza-se a capital do estado do Amapá. Ao escolher este nome para o seu projeto, as autoras procuraram ressaltar o instinto de cooperação característico das comunidades indígenas, já que o site funciona como uma janela para ONGs e pessoas que precisam de ajuda em alguma iniciativa.

“É um projeto de empreendedorismo social. Evidenciamos histórias bacanas, para mobilizar e inspirar pessoas”, explica Camila. As próprias idealizadoras são responsáveis por produzir o conteúdo veiculado, mas cada uma tem seu emprego e tocam o projeto como uma atividade paralela.

O site está completando um ano e três meses de atividade e Camila já consegue mensurar a mobilização das pessoas a partir do engajamento no portal. “Muitos começaram a ver que não estão sozinhos. Às vezes, não conseguem ajudar financeiramente, mas só de compartilhar a matéria fazem com que mais pessoas vejam”.

Aliás, esse é um grande impacto do Bemtucuju. O conteúdo acaba tendo um volume de compartilhamentos tão grande que vira pauta para os grandes meios de comunicação da região. Sendo assim, as boas histórias da comunidade alcançam visualização em nível estadual e nacional.

Foi dessa forma que a iniciativa chegou à produção do Caldeirão do Huck, e Camila e Marcele foram convidadas a representar o portal de notícias no desafio “The Wall”, diretamente do palco do programa, nos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro (RJ). O desafio, sempre disputado por uma dupla, consiste em responder perguntas e torcer para ganhar muito dinheiro com as bolas coloridas que caem de uma parede.

A participação das amigas aconteceu no programa do dia 6 de julho e elas conseguiram ganhar R$160 mil. “Foi muito divertido, principalmente porque a gente inspirou pessoas, que é o motivo da gente ter criado o projeto”, conta Camila. Segundo ela, o valor arrecadado irá ajudar muito, inclusive para o estabelecimento de um escritório próprio.

 

Embed HTML not available.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


1 thought on “Bemtucuju: projeto de aluna da Uninter espalha boas notícias no Amapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *