Baianos aproveitam evento cultural para arrecadar alimentos a pessoas carentes

Luiz Henrique Torrens – Estagiário de Jornalismo

A insegurança alimentar (falta de disponibilidade e acesso aos alimentos) ainda é uma realidade para muitas famílias brasileiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014 o país registrou 2,1 milhões de lares e 7,2 milhões de pessoas sem ter o que comer todos os dias.

Embora seja um paliativo, doações são uma maneira de atenuar o problema. Arrecadações de alimentos não perecíveis podem ser uma alternativa em diferentes tipos de eventos. Foi numa iniciativa como essa que o polo da UNINTER em Ibiassucê, município baiano de 11 mil habitante a 600 quilômetros de Salvador, se propôs a dar o exemplo.

A proposta do café literário era realizar um encontro com arte, poesia, música e dança, em que os alunos, professores e a comunidade pudessem relacionar a educação com a cultura, valorizando costumes locais e propagando conhecimentos. Então, alunos do curso de Pedagogia uniram o útil ao agradável e trabalharam com a arrecadação de alimentos durante o evento.

Foram arrecadados mais de 80 quilos de alimentos, doados pelos 60 participantes, entre eles professores, coordenadores, gestores, alunos, pessoas da comunidade local e autoridades municipais.

“Logo que arrecadamos, no final de julho, pegamos uma parte e entregamos para a igreja que faz uma arrecadação para pessoas carentes. Sempre realizamos esse tipo de ação, ao menos anualmente”, comentou Glória Badaró, coordenadora do polo e responsável pelo evento de arrecadação. Os alunos entregaram o restante dos alimentos em Alto do Cruzeiro, comunidade carente da região.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *