Bacharelado Interdisciplinar em Saúde inova em formação ampla de profissionais

Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica

Práticas de integração entre diferentes campos da ciência têm se tornado comuns nos últimos anos. Um exemplo é a abordagem da saúde única, cujo objetivo é o de unir esforços de várias disciplinas para alcançar a saúde ideal para as pessoas, animais e meio ambiente. Seguindo essa tendência de integração, a Uninter foi a primeira instituição de ensino a lançar uma graduação de maior flexibilidade e abrangência voltada à saúde, que é o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

O curso reúne disciplinas comuns a quase todas as formações da área da saúde. Durante a graduação, o estudante terá matérias gerais da área escolhida e a opção de direcionar seu currículo para um campo específico ou até mesmo se aprofundar em várias áreas. Entre as disciplinas eletivas, estão Gestão Pública Contemporânea, Gestão de Resíduos Sólidos, Controle de Qualidade, Nutrição Humana e Biotecnologia são alguns exemplos de áreas de aprofundamento dos alunos.

Uma das motivações para a criação do curso inovador foi de dar mais opções de atuação a jovens estudantes incertos do que cursar. “Muitos alunos do ensino médio ingressam em uma faculdade sem ter a certeza de sua aptidão e acabam desistindo em alguns semestres. Quando este aluno realiza o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, ele tem contato com disciplinas comuns a todos os cursos da área da saúde e consegue vislumbrar diferentes possibilidades”, conta o coordenador do curso, Trajano Xavier da Silva.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), baseados no Censo de Educação Superior entre 2010 e 2015, cerca de 56% dos alunos que ingressaram em curso superior acabaram desistindo no meio da graduação ou trocaram de curso. Além de revelar possíveis aptidões para os estudantes, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde é uma oportunidade para a conquista de diferentes diplomas.

Tendo esta visão geral, o aluno pode se direcionar a um determinado curso, escolhendo disciplinas que farão parte do cursos superior escolhido, podendo realizar este segundo curso em um tempo menor por conta das disciplinas cursadas no bacharelado. Assim, o aluno pode ter dois diplomas de curso superior em um período curto de tempo”, complementa Trajano.

Democratização do ensino

Uma das grandes missões da Uninter é o da acessibilidade na educação, especialmente na democratização do acesso ao ensino superior. A capacidade da educação a distância atender a regiões remotas e que carecem de serviços essenciais, como é o caso da saúde, foi outro ponto de motivação para a criação do curso.

“A falta de profissionais da saúde em algumas regiões do país, principalmente pequenos centros, onde as instituições de ensino não conseguem atingir as pessoas com interesse em realizar um curso superior. Dessa forma, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, em educação a distância, atinge este público e o capacita no período de 2 anos e 8 meses”, explica Trajano. 

Para atuação profissional, os egressos do curso estarão aptos a assumir postos de trabalho que demandam formação em nível superior sem exigência de uma formação profissional específica, como em processos seletivos ou concursos públicos. O profissional também poderá dar continuidade no setor acadêmico, ingressando em curso de caráter profissionalizante ou tecnológico para complementar a formação que foi direcionada de acordo com seu interesse durante o curso.

Desde seu lançamento, no início de 2022, o curso recebeu 363 matrículas. A importância da formação levou outras instituições de ensino a implementarem bacharelados com o mesmo propósito e abordando as mesmas temáticas.

Conheça a grade curricular, valores e disponibilidade do curso neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Polina Tankilevitch/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *