Autismo: educação a favor da inclusão

Autor: Thiago Dias - Estagiário de Jornalismo

Estima-se que haja duas milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. O autismo é definido como um espectro de transtornos que variam em cada indivíduo. Na maioria das vezes, o autista apresenta déficit na comunicação ou interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento.

Com um diagnóstico oportuno, estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade, além do tratamento, vem a preocupação com o processo educacional da criança com o espectro. Angélica Beraldi é mãe de criança diagnosticada com espectro autista e se intitula como mãe atípica. Futura educadora especial, ela sabe muito dos comportamentos dessas crianças e as complexidades que as famílias enfrentam. “Só quem convive sabe as dificuldades que ele tem”, comenta.

A terapeuta ocupacional Michelle Cardoso diz que os professores são geralmente os que notam os primeiros sinais de TEA nas crianças por meio da dificuldade de desenvolvimento delas. A terapeuta apela aos pais que, em caso de dúvidas, busquem um serviço especializado. “Os danos de um diagnóstico tardio, são muitos, em questão de independência e autonomia”, afirma.

Essa complexidade pode ser vista como algo simplório por educadores sem preparação. “Seu filho fala e socializa, ele não tem autismo”, foi uma das frases proferidas por professores que duvidaram do diagnóstico do filho de Angélica.

Para coordenadora dos cursos de pós-graduação de Serviço Social da Uninter, Talita Cabral, “é preciso que os profissionais da área estejam em formação continuada”, pois os protocolos de atendimento e tratamento já não são mais os mesmos devido às descobertas científicas, que não param.

O tema do programa foi alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA. O programa Fala, Prof!, da Rádio Uninter, está disponível no YouTube, e pode ser acessado neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Thiago Dias - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Vetre Studio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *