Aula inaugural esmiúça detalhes dos cursos tecnólogos e de engenharia

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Entre os dias 15 a 19 de fevereiro de 2021, as cinco escolas superiores da Uninter realizam a semana pedagógica de recepção aos novos alunos da instituição. Na terça-feira (16.fev.2021), professores da Escola Politécnica deram as boas-vindas aos calouros. O evento, transmitido pelo Univirtus, contou com a apresentação de quatro cursos, e a condução da palestra ficou a cargo dos professores Rafael Vilas Boas, Luiz Gonzaga e Leonardo Gomes.

Às 19h foram apresentados os cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Software. Os professores mostraram as diferenças de cada curso. Engenharia da Computação é um curso voltado para projetos de construção, tanto de hardware quanto de software, e o profissional pode atuar em áreas como automação industrial e robótica. Já Engenharia de Software é um curso mais especifico para desenvolvimento de softwares e aplicativos, e também para desenvolver o conhecimento sobre arquitetura estrutural dos softwares.

“São áreas de confluência, são engenharias complementares. Elas se convergem em termos de conhecimento e atuação, mas têm as suas especialidades”, relata Luiz. “Na área de software se trabalha em equipe, por isso a importância de fazer o curso de engenharia de software para o desenvolvimento de aplicativos e sistemas mobile”, completa Leonardo.

Durante a aula os professores explicaram detalhes dos cursos, suas unidades temáticas (ou módulos) e como funcionam. Também foram abordados pontos sobre as atividades pedagógicas online (as APOLs) e como funcionam as atividades práticas (as APs). As atividades práticas são realizadas com os kits práticos (kit polo e laboratório individual portátil LIP), simuladores, laboratórios virtuais, entre outros. Em meio às demonstrações, os alunos puderam desfrutar de várias dicas de estudos apresentados.

Outro ponto importante ressaltado na aula inaugural foi a explicação do sistema de avaliação, composto pelas notas das APOLs, prova objetiva, AP e prova discursiva. Depois, os professores deram continuidade a mais algumas especificidades de cada curso. Engenharia da Computação, por exemplo, possui conceito 5 (máximo) atribuído pelo Ministério da Educação (MEC), e seus alunos contam com os kits de laboratório portáteis My Lab Thomas Edison, George Boole e Alan Turing. Já Engenharia de Software é um curso de 4 anos, disponibiliza a seus alunos softwares gratuitos para aprendizado.

Cursos superiores tecnólogos

Logo após a apresentação dos cursos da área de engenharia, foi a vez da apresentação dos cursos superiores tecnólogos (CST) de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o de Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis. A aula inaugural começou às 20h e foi apresentada pelos professores Rafael Vilas Boas e Luiz Gonzaga.

Diferentemente dos cursos de engenharia, os cursos tecnólogos possuem um tempo menor de duração: o aluno se gradua em 2 anos e meio. Porém, a metodologia, os módulos de estudo e as avaliações são realizados da mesma maneira que os cursos de bacharelado e licenciatura.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas se destina a formar profissionais capacitados para trabalhar com desenvolvimento de tecnologias baseadas em computação com foco em inteligência artificial. Já o de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis são para aqueles que buscam promover seus conhecimentos quanto a criação de aplicativos para dispositivos móveis, como os de alimentação e os de transporte.

Uma diferença dos cursos tecnólogos que vale ser ressaltada é que estes não possuem estágio obrigatório e também não contam com a obrigatoriedade de entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC) como os demais cursos. Os professores também falaram sobre o mercado de trabalho nestas áreas.

“A oportunidade de desenvolver uma forma de renda é extremamente importante, e a gente sempre ressalta que com a formação que propiciamos a ideia é que o aluno se torne um profissional com alta empregabilidade, visto o boom do mercado de trabalho das tecnologias, principalmente nestes segmentos”, esclarece professor Luiz Gonzaga.

Para quem não pode acompanhar, a aula encontra-se disponível na plataforma Univirtus.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *