Uma aula de otimismo para começar o ano letivo

Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia

O começo do ano acadêmico traz junto inúmeras expectativas. Para os calouros, é o início de uma nova jornada e o ponto de partida para novas descobertas e oportunidades. Para os veteranos, é a continuação desse percurso já iniciado e um passo mais próximo do tão esperado destino final. Para ambos os estudantes, o ano letivo de 2021 é também sinônimo de novidade, afinal, quem já havia começado os estudos continuará se adaptando às novas mudanças e formatos de ensino que a pandemia nos proporcionou.

Nos anos anteriores, por exemplo, o início das aulas da Uninter era marcado por um evento presencial com centenas de pessoas, que se reuniam para um momento de aprendizado, diversão e acolhimento. Agora, essas aulas não podem acontecer do mesmo modo por causa das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, mas isso não foi empecilho para que a tradicional aula inaugural não acontecesse.

Na última segunda-feira (15.fev.2021), o reitor da Uninter, Benhur Gaio, o vice-reitor, Jorge Bernardi, e os diretores e diretoras das cinco escolas superiores da instituição se reuniram no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para dar as boas-vindas a todos os estudantes e incentivá-los a não desistirem de seus sonhos, mesmo com todas as possíveis dificuldades e obstáculos que venham a surgir nesse momento de tantos desafios.

Quem iniciou a aula foi Benhur, que relembrou de quando recebeu a notícia sobre a pandemia e como tudo mudou desde então. Falou também sobre como aprendemos novas formas de nos relacionar e nos conhecer, além da importância de aceitar o suporte oferecido pelos colaboradores da instituição.

“Aqui na Uninter podemos falar que nos importamos uns com os outros, e por isso somos amigos. Ao longo dos anos, alguns dos nossos maiores investimentos foram pessoas, qualificações, ferramentas e sistemas para nos relacionarmos melhor com os nossos alunos. Calouros, nos permitam ajudá-los quando for necessário. Veteranos, hoje quero que vocês considerem que sua vitória já está muito próxima, e com a sua dedicação e a nossa ajuda, você chegará ao seu diploma e essa conquista será muito comemorada, pode ter certeza”, disse Benhur.

Jorge Bernardi deu sequência à aula inaugural e trouxe um pouco mais de informações sobre a instituição. Na Uninter, mais de 500 mil pessoas se formaram em diversos cursos, e atualmente estamos presente não só no Brasil, como também nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Além disso, há polos de apoio presencial em mais de 700 cidades brasileiras.

“Nós queremos que todos possam estudar. Que cada um de nós saiba o seu dever e possa construir uma sociedade melhor, principalmente nesse momento difícil pelo qual todos estamos passando. É uma experiência nova para as nossas vidas, mas que está nos transformando”, afirmou.

Cada um dos diretores também teve o seu momento de fala. A diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, destacou a importância do nosso valor enquanto ser humano e parte da sociedade, onde buscamos direitos humanos, igualdade e equidade. Segundo ela, mudar a sua realidade não significa somente seguir uma profissão e ficar rico financeiramente, mas é em primeiro lugar enriquecer enquanto ser humano. “O fator econômico vem decorrente de uma graduação, mas também decorrente de um ser humano ético que não faz distinção de raça, credo, cor ou gênero”, reforçou.

Carreiras em um mundo de transformações

Em tempos em que tudo se atualiza de forma rápida, escolher uma nova profissão e qual caminho seguir pode gerar muitas dúvidas. Afinal, para onde iremos em um mundo de tantas possibilidades onde dizem que as carreiras podem mudar?

A diretora da Escola de  Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança da Uninter, Débora Veneral, falou sobre o assunto e, segundo ela, não é preciso sentir insegurança quanto a isso, pois todos estamos aprendendo. Um grande exemplo disso é a pandemia, que fez com tivéssemos de mudar muitos pensamentos, ações, e criarmos estratégias diferenciadas.

“A vida nos torna cada vez mais fortes a partir de nossas vivências. Temos de estar de olho nas profissões do futuro e nas mudanças sociais e econômicas que o mundo nos impõe. É importante que você saiba que pode trilhar várias carreiras, e também é essencial buscarmos habilidades técnicas e multidisciplinares para que possamos fazer a diferença. É preciso ter paixão pelo que faz, mas se não gostar, tudo bem, troca. O mais importante é saber onde você quer chegar, e nós estamos aqui para te mostrar o caminho”, disse.

Quem também falou sobre o assunto na aula inaugural foi o diretor da Diretor da Escola Superior de Gestão e Negócios, Elton Schneider. “Estão surgindo novas profissões, mas as profissões antigas continuam tão atuais quanto sempre foram. Se você escolhe um curso de Administração, Direito, Engenharia e pensa: ‘Será que eu estou fazendo o curso certo?’ Está, não tenha dúvidas. O maior desafio da pandemia é fazer as pessoas voltarem a sonhar de novo, e quando você faz um curso superior você está sonhando, porque essa é uma aposta de médio e longo prazo que você estabeleceu. Você está colocando uma meta muito clara de se desenvolver, crescer, melhorar, e de ser uma pessoa que vai fazer diferença lá na frente. Estranhem quando alguém dizer que não vamos precisar mais de um profissional de mercado”, pontuou Schneider.

Também participaram o diretor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades, Rodrigo Berté, e o pró-reitor de administração universitária e diretor da Escola Politécnica, Moacyr Paranhos. Paranhos parabenizou a todos os alunos e falou um pouco sobre os cursos de engenharia e os laboratórios portáteis individuais. “Vocês estão iniciando uma trajetória, e lá na frente vocês não vão encontrar só o diploma, mas também muitos colegas e possibilidades profissionais que vocês nem imaginam. O mundo está em constante mudança, e essa mudança prevê que existam pessoas capacitadas para ela”, comentou.

Rodrigo Berté também falou sobre as inovações na área da saúde da Uninter, e compartilhou dados que informar o quanto um salário pode elevar com o estudo superior. “Vocês que estão chegando hoje e que já estão conosco são privilegiados, porque vocês vão melhorar muito a carreira de vocês e o aspecto da profissão. Não é porque você está estudando à distância que você não vai estudar, nós queremos colocar no mercado profissionais com profundidade de conhecimento”, salientou.

Se você quer assistir a aula inaugural na íntegra, acesse a aba AO VIVO do Univirtus, acessando a categoria “Anteriores”, e então procure pela data (15.fev.2021). A aula tem interpretação de libras, feitas por Flavio Cabral Penteado e Solange de Fatima. Para acessar o cronograma completo de conteúdo para essa semana, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *