Assunto sério se discute em roda de conversa em Araucária

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Todos os meses, o polo da Uninter em Araucária (PR) promove uma roda de conversa aberta à comunidade local, alunos e colaboradores. A intenção é trazer debates relevantes com conteúdo de qualidade, e também aproximar a instituição da sua comunidade.

Nos meses de setembro e outubro, o polo promoveu palestras de conscientização sobre os temas que estiveram em alta nessas épocas do ano. Em setembro, mês dedicado a campanhas de conscientização sobre saúde mental, a conversa foi sobre suicídio, e contou com 45 espectadores.

A atividade começou com uma apresentação de teatro do Grupo Resgate, abordando bullying, violência e depressão. Depois foi promovido um debate com a psicóloga Cristiane do Nascimento e com a assistente social Ana Carolina de Souza Leskovar.

“Durante a conversa foram levantados os assuntos sobre as estatísticas de suicídios, foi falado sobre o que é depressão, quando buscar ajuda, onde buscar ajuda. No decorrer da conversa tivemos alguns depoimentos de pessoas que tentaram o suicídio e relataram como conseguiram superar”, comenta a diretora do polo, Lenice Cassiane Alberton.

Em outubro, o assunto foi a prevenção do câncer de mama. O polo promoveu uma roda de conversa sobre a doença e outras questões de saúde feminina. Adriane Ribeiro, que trabalha na ONG EVA com atendimento a pacientes com câncer de mama, foi a palestrante convidada. O evento teve a participação de 35 pessoas, entre colaboradores, alunos e membros da comunidade.

Lenice ressalta a importância de divulgar conhecimento acadêmico para além da instituição. Segundo ela, o polo planeja continuar com o calendário de eventos no próximo ano.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Araucária


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *