Um alento para os pés que conduzem romeiros pelos caminhos da fé

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Todos os anos, milhares de brasileiros fazem romarias à cidade de Aparecida (SP), onde está o maior templo católico do Brasil, a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Em comemoração ao feriado nacional de 12 de outubro, dia da padroeira, o polo da Uninter em São José dos Campos (SP) desenvolveu uma atividade que envolveu seis cursos da instituição.

Estudantes e tutores dos cursos de bacharelado em Educação Física, Teologia Católica, Teologia Bíblica Interconfessional, Jornalismo, Pedagogia e Relações Internacionais participaram de uma ação social com os romeiros que caminham em direção à cidade. A atividade aconteceu na Rodovia Presidente Dutra, Km 145, no interior de São Paulo, nos dias 9, 10 e 11.out.2019.

O local é preparado para descanso e alimentação dos romeiros. Depois de horas caminhando, muitos ficam com ferimentos nos pés e também nos ombros, por causa das bolsas que carregam. Ali, eles recebem curativos feitos pelos voluntários, além de massagens para as câimbras. Durante a pausa, histórias de fé circulam pelo acampamento.

Umas das organizadoras da ação social, Cândida de Lurdes Sousa, de 64 anos, devota de Nossa Senhora Aparecida desde a infância, conta que sempre sentiu vontade de armar uma tenda para ajudar na viagem dos romeiros para a Catedral Basílica de Aparecida.

Ela começou a distribuir água, frutas, e um abrigo do sol forte para quem passava pela rodovia, e com o tempo vieram as doações de vizinhos e instituições que a auxiliam nesse ato nobre há 3 anos. A Uninter e o Instituto de Tecnologia em Saúde de São José dos Campos doaram 3 mil garrafas de água mineral e gelo.

Cândida também conta que, desde que começou com a ação, todos os anos ajuda com a instalação da tenda. Neste ano, as atividades iniciaram-se no dia 27 de setembro e foram até o primeiro domingo depois do dia de Nossa Senhora 13 de outubro.

Aluna de Relações Internacionais, Marina Moraes de Freitas, de 20 anos, participou como voluntária. “Muitas emoções rolaram nesses três dias sendo voluntária na tenda de apoio aos romeiros. Tudo em prol de apoiar este pessoal que está procurando uma benção, agradecendo e pedindo. Isso eu pude sentir a todo tempo. Pessoas ajudando umas às outras sem esperar nada em troca, somente pelo simples sentimento de empatia e amor ao próximo”, diz Marina.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP São José dos Campos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *