SAÚDE E BEM-ESTAR

As tintas de outubro em favor das mamas

As tintas que colorem os últimos meses do ano parecem ser um ótimo aviso sobre os cuidados com a saúde. Seja emocional, com o Setembro Amarelo, ou a física, com o Outubro Rosa e o Novembro Azul. De acordo com dados do Governo Federal, o câncer de mama é a segunda maior causa morte entre as mulheres. Entre 2010 e 2016, houve um aumento de 37% no número de mamografias realizadas pelo SUS.

Alagoas e Amapá são os dois únicos estados brasileiros que não apresentam ao menos uma cidade onde o câncer não é a principal causa de morte. Nem por isso a população desses estados está menos atenta. No Amapá, há  19,23 casos de câncer de mama a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Eis o porquê de o polo de apoio presencial (PAP) da Uninter entrar na campanha do Outubro Rosa.

 

Para começar o mês, o polo da Uninter em Macapá (AP) organizou uma missa aberta ao público na manhã do último sábado (6), na diocese da capital amapaense. O evento ocorreu devido a peregrinação do Círio de Nazaré e, neste ano, a equipe do polo aproveitou a missa para falar sobre o Outubro Rosa. Depois da solenidade, foi servido um almoço para os funcionários e outros envolvidos na organização do evento.

“O evento teve muito impacto para nós, aqui do polo. Tivemos alguns casos bastante próximos de câncer, então mais do que nunca queremos dar esse grito de alerta para a prevenção”, diz a gestora do polo de Macapá, Maria Glória da Silva. O polo também fará outro evento relacionado ao Outubro Rosa no próximo dia 27.

Como começou o Outubro Rosa?

O nome do Outubro Rosa surgiu em 1990 nos Estados Unidos, quando várias cidades começaram a fazer eventos voltados para a conscientização dos riscos e das necessidades de cuidados preventivos. Apesar de não serem coordenados, coincidiram de ser na mesma época.

A Fundação Susan G. Komen for the Cure organizou uma ocorrida em outubro de 1990, em Nova York, e distribuiu faixas rosas para os participantes. Essa iniciativa acabou batizando o mês com esse nome. A corrida continua acontecendo todos os anos desde então, se espalhando pelo mundo.

Hoje, é comum ver lojas, empresas e colégios decorados de rosa neste mês. Até mesmo pontos turísticos como a Torre Eiffel, o Big Ben, o Cristo Redentor, o Teatro de Sydney, a Ópera de Arame e tantos outros lugares. Esse é um lembrete claro e gentil do cuidado que é preciso ter.

Mas nem só de gestos simbólicos é feito o Outubro Rosa. Além da decoração, empresas também oferecem palestras e até mesmo aulas de como realizar o autoexame. O Serviço Social do Comércio (SESC) também promove ações para prevenção e conscientização.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP/Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *