As práticas de pesquisa durante a pandemia

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

A pesquisa científica é o motor do desenvolvimento de uma sociedade. Para estudantes da graduação, participar de projetos de iniciação científica é uma ótima maneira de desenvolver habilidades de investigação e pensamento crítico, fundamentais ao progresso acadêmico.

Com cerca de três meses de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), praticamente todos os brasileiros tiveram suas rotinas de trabalho e estudo afetadas de alguma forma. E o trabalho de pesquisa realizado pelos grupos da Uninter, será que sofreu algum impacto?

O setor de pesquisa da instituição, coordenado pela professora Desiré Dominschek, realizou uma reunião pela plataforma AVA Univirtus, no dia 08.06.2020, para tratar da produção e pesquisa científica durante o período de enfrentamento da pandemia. Junto à coordenadora, participaram os professores que compõem o comitê de pesquisa: Marcos Baroncini Proença, Dorival da Costa, Luís Fernando Lopes, Aline Mara Eberspacher e Rodrigo de Cassio.

Segundo a professora Aline Mara, foi observado um aumento considerável no interesse dos estudantes pela pesquisa científica nesse período de isolamento. Muitos deles estão com mais tempo para se dedicar a tarefas acadêmicas neste momento. Outro ponto observado foi o aumento da participação dos alunos da modalidade educação a distância. Como as atividades dos grupos passaram a ocorrer totalmente online, ficou mais fácil para os alunos da EAD participar.

“Com a pandemia descobrimos esses recursos tecnológicos que já existiam e estavam disponíveis, mas que agora estão tendo uma apropriação mais favorável”, explica Aline a respeito da utilização frequente de sistemas de conferência por estudantes das mais distantes regiões do Brasil.

A pesquisa durante o isolamento

Com todos isolados em suas casas, sem poder fazer pesquisa nas ruas, a saída é buscar dados e informações disponíveis na rede. IBGE, Secom, SUS e diversas outras instituições publicam bases de dados em seus sites. “A pandemia trouxe essa possibilidade de nos debruçarmos sobre essas informações, e estudá-las com mais afinco. Com todas essas informações disponíveis, é possível fazer pesquisas de campo com dados disponíveis na internet”, explica o professor Rodrigo.

Hoje a pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Covid-19 domina as atenções de todo o mundo. Mas a pandemia gerou uma demanda de pesquisas em praticamente todas as áreas, pois há impactos profundos na educação e na economia, por exemplo.

Se os alunos podem estar se beneficiando com tempo extra nesse momento, o mesmo não pode ser dito dos professores pesquisadores, que continuam trabalhando normalmente e agora encontram mais demandas no lar. “Os pesquisadores estão tendo que se reinventar nesse período, fazer a adaptação entre as tarefas domésticas e as pesquisas não é fácil, mas é possível fazer com bastante responsabilidade”, completa o professor Rodrigo de Cássio.

O professor Dorival da Costa ressalta que, para um aluno de graduação, passar pela experiência da pesquisa é muito enriquecedor, e pode ser decisivo para seu desenvolvimento profissional. Neste ano, o Setor de Pesquisa optou por não abrir novas vagas para estudantes e projetos de pesquisa. Mas quem tem interesse na atividade deve começar a se planejar agora para conseguir uma vaga em 2021. Todos os projetos de pesquisa estão disponíveis no site da Uninter para conhecimento dos estudantes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Fauxels/Pexels


2 thoughts on “As práticas de pesquisa durante a pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *